Instituto Glória lança marketplace que apoia o combate à violência contra a mulher
28 de novembro de 2022A ação, que tem a criação da Artplan e utiliza o gancho da Black Friday, traz produtos que são impossíveis de serem comprados por mulheres que sofrem violência
No dia 25 de novembro, há duas grandes datas: a Black Friday e o Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher. A primeira, amplamente divulgada, e a segunda, pouco falada. Pensando nisso, para trazer o holofote no combate a este segundo tema com o gancho que a data varejista oferece, o Instituto Glória, em parceria com a Artplan, lançou o site www.umeoitenta.com.br, que traz produtos impossíveis de serem comprados por mulheres que sofrem violência.
O site de compras, que simula a estética de um marketplace, expõe ofertas imperdíveis de diversos produtos a 1,80 (justamente para chamar a atenção para o Ligue 180). No entanto, quando a pessoa acessar a página, ao invés da possibilidade de compra, os consumidores encontrarão mensagens de alerta e conscientização, uma vez que cada item exposto estará relacionado a um tipo de violência contra a mulher, como vestido, batom, entre outros artigos. “Sabemos que a educação e informação salvam vidas. Precisamos dar voz às histórias de tantas mulheres e meninas para fortalecer nossas políticas públicas”, afirma Cristina Castro, CEO do Instituto Glória.
A iniciativa contará com o apoio das apresentadoras Ana Furtado e Geovanna Tominaga; das atrizes Adriana Lessa, Michelli Machado e Fernanda Freitas; além das influenciadoras digitais Larissa Gloor, Isa Meireles e Patty Leone. Todas fizeram posts com contagem regressiva em suas redes sociais para chamarem suas audiências a conferirem as ofertas, que estarão disponíveis a partir desta sexta, 25.
“Comprar uma carteira pode ser algo simples, mas não para mulheres que têm companheiros que não as deixam administrar o próprio dinheiro. O intuito é alertar as pessoas que, mesmo numa Black Friday, alguns itens estão fora de cogitação de serem comprados por mulheres. E nada melhor do que o gancho do maior evento do varejo brasileiro para levar, também, o holofote e o protagonismo que este tema precisa”, explica Cacá Malta, diretora de Atendimento da Artplan.
A campanha “Black 180” chega no momento em que o Brasil convive diariamente com estatísticas elevadas de violências contra as mulheres, que vão desde abusos psicológicos a atos de estupro. Segundo o estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública sobre feminicídios, em 2021, uma mulher era assassinada a cada sete horas só pelo fato de ser mulher. Já dados do Instituto Igarapé, levantados em 2020 nos sistemas de saúde do SUS, mostram que sete em cada 10 feminicídios no Brasil são de mulheres negras.
Ficha Técnica
Agência: Artplan Comunicação
Cliente: Instituto Gloria
Campanha: Black 180
Aprovação no Cliente: Cristina Castro
Diretor Geral: Duda Moncalvo
Diretor de Criação: Gustavo Tirre
Criação: Thiago Diniz, Gustavo Viana e Victor Lacerda
Diretora de Atendimento: Cacá Malta
Equipe de Atendimento: Clara Bianchi e Gabriel Moura
Diretor de Planejamento: Fernando Torres
Equipe de Planejamento: Lucas Garbulha
Diretora de Mídia: Maira Orempuller
Equipe de Mídia: Thayse Arruda e Iago Joston
Conteúdo e Engajamento: Nara Grillo e Juliana Lustosa
Diretor de Creative Data: Diogo Bobsin
Equipe de BI: Larissa Alves, Fernada Melo e Rafael Melo
Diretor de Produção: Daniel Oda
Produção e RTV: Sayuri Hirako, Rafael Toscano, Bruno Leite e Julia Maia
Programador: Thafarel Coelho
Parceiros: BTArts, Play 9, Plural, Macaw e Grupo Keystone
Segue Instagram das influenciadoras da ação:
https://www.instagram.com/stories/isa.meirelles/2977844142911201347/?igshid=MDJmNzVkMjY%3D
https://www.instagram.com/stories/joycemuller/2978137606072926118/
https://www.instagram.com/stories/mariamchami_/2978151052364618577/
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