IST Alimentos, Bebidas e Sementes realiza treinamentos em parceria com a Food Design

18 de julho de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

A fim de atualizar e aperfeiçoar os conhecimentos dos colaboradores, o IST (Instituto Senai de Tecnologia) em Alimentos, Bebidas e Sementes, localizado em Dourados, ofereceu, nas últimas semanas, treinamentos para equipe de consultores da instituição. As aulas foram realizadas em parceria com a Food Design – Sistemas de Gestão Integrados do Campo à Mesa.

Na semana passada, foi ministrado o treinamento de Rotulagem Geral de Alimentos e Exigências da Nova Rotulagem Nutricional pela Resolução RDC N° 429, de 8 de outubro de 2020, ministrado pela engenheira de Alimentos Valéria Lima, consultora associada da Food Design.

A capacitação qualificou e atualizou a equipe de colaboradores do IST quanto às novas exigências das legislações para o setor de alimentos e bebidas e como oferecer atendimento de valor agregado, utilizando ferramentas estratégicas para contribuir com o crescimento e desenvolvimento das indústrias de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o médico veterinário, Vítor Matheus Bordin, é importante ressaltar que as alterações previstas na nova resolução, entrarão em vigor a partir do dia 9 de outubro de 2022. “A mudança trará aos consumidores de alimentos e bebidas uma facilidade na interpretação da informação nutricional dos produtos”, ressaltou.

O consultor do Senai ainda destaca a relevância do painel frontal dos novos rótulos, sobre a inclusão de nutrientes de importância para saúde, tais como: açúcar adicionado, gordura saturada e sódio.

Para o designer gráfico do Senai Empresa, Thiago Martinez de Figueiredo, a atualização das exigências legais dos rótulos dos produtos do Estado torna a indústria mais competitiva, segura e preparada para atender os consumidores de todo o país.

Boas práticas de produção

Os colaboradores do IST Alimentos e Bebidas também tiveram treinamento em oferecido foi em Boas Práticas de Fabricação e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle – APPCC base Codex Alimentarius, ministrado por Manoel Lemos, bacharel em Química e também consultor associado da Food Design.

Segundo o engenheiro de alimentos e coordenador da área de consultoria do IST, Lucas Alves Gomes, o entendimento da norma APPCC é de fundamental importância para proporcionar um melhor desenvolvimento da metodologia nas indústrias registradas no Serviço de Inspeção Estadual da Iagro. “A ferramenta auxilia os programas de controle de qualidade para produção de um alimento seguro para o consumidor”, destacou.

FIEMS


Compartilhar