Kisapixel é vencedor do Acesso – Desafio Kisafix 2022

28 de julho de 2022 Off Por Ray Santos
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Projeto considerado uma pitada de novo em um clássico atemporal é de autoria de Lincoln Stefano de Oliveira, designer de Franca (SP)

O ganhador da 4ª edição do edição do Acesso – Desafio Kisafix de Design Calçadista é o projeto Kisapixel, do designer de produtos e técnico em calçados Linconl Stefano de Oliveira, 34 anos. Agraciado com créditos de R$ 5 mil para serem utilizados em um curso do Instituto Europeo di Design (IED/SP) e mais R$ 3 mil em ajuda de custo, além de ser capa da Revista Lançamentos Trends, o profissional de Franca (SP) recebeu seu prêmio em 20 de julho, em Porto Alegre (RS).

Stefano foi comunicado do prêmio em 14 de junho pela equipe Kisafix, acompanhada do corpo de jurados do 4º Acesso – composto pelo designer e consultor Walter Rodrigues, pela consultora de moda e estilista de calçados Tatiana Ritzel e pela consultora de projetos Cenira Verona, estes presentes desde a primeira edição, e pela jornalista e editora-chefe do Jornal Exclusivo, Luana Rodrigues. “Recebo esse prêmio com o maior orgulho! É muito gratificante, tentei no ano passado e não consegui. Estou até emocionado. Muito obrigado mesmo e só tenho a agradecer. Esse concurso é muito importante para o setor, é o único que valoriza os profissionais do designer do calçado”, comemora o designer.

Processos sustentáveis

O tema da edição do 4º Acesso – Desafio Kisafix, que conta com o apoio do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), foi o mesmo da edição anterior –  sustentabilidade, com base em quatro pilares: econômico, social, cultural e ambiental. Essa última edição teve abrangência ampliada para inscritos também da América Latina e expandiu o período de execução de seis para 12 meses.

O vencedor desse ano construiu seu protótipo baseado na economia circular, reaproveitamento de matéria-prima, economia de energia, diminuição de dióxido de carbono na atmosfera, usabilidade e no conceito Cradle to Cradle (criar para reciclar). Assim surgiu o tênis Kisapixel, que contempla dois cabedais, dois atacados e dois solados, com a proposta de trocar as peças, reutilizando-as e customizando o produto, conforme a vontade do consumidor.

A escolha do vencedor foi acirrada, pois todos os protótipos apresentados tinham qualidade e foram considerados ótimos concorrentes. “Foi bem difícil de escolher um vencedor, pois a qualidade dos demais inscritos balançou nossas cabeças. Todos têm o apelo sustentável muito forte e são bonitos, mas não foram além daquele que ganhou. Tivemos um projeto que apresentou processos limpos e uma caixa incrível para guardar o produto, contando sua história, mas não nos conquistou como o Kisapixel”, destaca Walter.

Kisapixel

Para Walter, o projeto ganhador é um produto muito vendável e criativo. Para Tatiana, a criação de um dispositivo para esconder o zíper do cabedal e para não quebra-lo e a sugestão de onde colocar o atacado2, que muitas produções de sapatos não sabem onde colocar, foram muito inteligentes. “Ele sugeriu o atacado2 como um enfeite no produto”, destaca a estilista.  De acordo com Tatiana, o vencedor conseguiu dar uma pitada de novo em um clássico atemporal. As pessoas ainda pensam em um produto sustentável como algo rústico, não lapidado, mas, para Tatiana, a sustentabilidade faz parte de um processo. Economizar energia elétrica é uma característica sustentável. “Não significa apenas ter um material que foi pego e reciclado. O ganhador conseguiu trazer um visual inovador, que atinge um público jovem, além de ser um produto unissex. Ele aplicou técnicas de sustentabilidade no processo ou na matéria-prima e conseguiu trazer a ideia de um designer inovador, moderno, colorido, enfim, que não tem aquela pegada caricata, de que sustentável ter que ser rústico ou resto de material”, explica a estilista.

Importância para os designers

Tatiana ressalta a importância desse prêmio para os profissionais de designer da cadeia produtiva calçadista brasileira e os demais jurados assinam embaixo de sua posição. “A Kisafix com o prêmio Acesso está trazendo uma ideia da realidade, do que é ser realmente um designer, o que é realmente projetar algo para uma indústria comercializar. Vejo isso como uma grande importância para o setor, fazer com esses profissionais, principalmente, iniciantes, possam se aprimorar nisso, de projetar um produto que alie design, moda, tecnologia, sustentabilidade e ainda ser produzível e comercializado”.

Sobre a Killing

Inaugurada em 1962, a Killing atua no mercado de Adesivos e Tintas Industriais e Imobiliárias com foco na qualidade e no atendimento das necessidades dos clientes. Com a marca Kisafix, opera como líder na América Latina em adesivos para calçados, oferecendo uma ampla linha de produtos entre Adesivos Base Solvente, Adesivos Hot Melt, Adesivos Base Água, além de produtos auxiliares. Possui serviço de assistência técnica em toda a América Latina.

Linconl Stefano de Oliveira * teve seu projeto vencedor publicado na capa da Revista Lançamentos Trends Crédito: Grazi Sauer Branco/Kisafix/Divulgação

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