Lançamento do Termômetro do Código Florestal

Lançamento do Termômetro do Código Florestal

16 de dezembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Acompanhe nesta sexta-feira (16), às 10h, a apresentação de dados inéditos sobre a aplicação do Código Florestal aos assentamentos rurais e territórios tradicionais

O OCF (Observatório do Código Florestal) e o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) convidam a acompanhar o evento online de lançamento da versão atualizada da plataforma “Termômetro do Código Florestal”, iniciativa do OCF desenvolvida pelo IPAM, com contribuição de diversas organizações ambientais. A transmissão ocorrerá no dia 16 de dezembro (sexta-feira), das 10h às 11h30, pelo canal do YouTube do Observatório do Código Florestal.  

A plataforma “Termômetro do Código Florestal” é uma ferramenta inédita que disponibiliza dados sobre os avanços na implementação do CAR (Cadastro Ambiental Rural) e na conformidade com o Código Florestal. Os dados são apresentados no formato de um mapa e em gráficos simplificados. Podem também ser visualizados em nível municipal, estadual, além do agregado das informações para o país e para os biomas brasileiros.

O objetivo é facilitar a compreensão da aplicação da Lei, fornecer dados confiáveis, de maneira livre e simplificada, subsidiar as políticas públicas e fomentar o diálogo entre tomadores de decisão, academia e produtores.

Durante o evento de lançamento, serão apresentadas as atualizações na plataforma, os principais resultados e a metodologia de construção das informações, além de suas principais funcionalidades, que permitem monitorar a implementação do Código Florestal, a conformidade dos imóveis rurais, entre elas a manutenção de APPs (Áreas de Preservação Permanente), RL (Reserva Legal) e inscrição no CAR em imóveis rurais.

A novidade desta versão da plataforma é a apresentação de dados inéditos sobre a aplicação do Código Florestal aos assentamentos rurais e territórios tradicionais, como forma de integrar esta perspectiva na implementação da política pública de regularização ambiental.

Contribuíram para a construção do Termômetro especialistas do CSR (Centro de Sensoriamento Remoto) da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), ICV (Instituto Centro de Vida), Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), ISA (Instituto Socioambiental) Instituto BVRio e AdT (Amigos da Terra Amazônia Brasileira).

Evento de lançamento do Termômetro do Código Florestal

Quando: 16 de dezembro de 2022

Horário: 10h

Participação: aberta ao público

Onde: canal do Observatório do Código Florestal no YouTube

Link: https://www.youtube.com/@observatorioflorestal

Síntese Comunicação Integrada


Compartilhar