Lar das Crianças da CIP: 85 anos Transformando Vidas
16 de novembro de 2022Evento gratuito acontece no dia 20 de novembro e conta com apresentação de mais de 300 crianças, exposição e exibição de documentário
Fundado em 1937 em uma casa na Rua Barão de Limeira, centro de São Paulo, o Lar das Crianças da Congregação Israelita Paulista transforma vidas há 85 anos acreditando no poder da educação e do acolhimento. Criado por judeus alemães que fugiram do nazismo para atender aos filhos de seus irmãos de destino, o Lar se adaptou para atender a outras necessidades sem nunca perder sua essência: respeito e compromisso com o outro, solidariedade e justiça social.
No pós-guerra, em 1949, fundou uma nova e ampla sede em Santo Amaro para atender aos pequenos imigrantes judeus sobreviventes de outros países que chegavam ao Brasil. Posteriormente se abriu a toda sociedade e hoje recebe crianças e jovens de famílias em situação de vulnerabilidade da zona sul no contraturno escolar.
Em 2002 ampliou a faixa etária atendida, com a criação do Programa Passaporte para Vida, e atualmente acompanha os jovens até a sua autonomia profissional. Como comunidade educadora, o Lar das Crianças beneficia hoje diretamente 495 crianças, jovens e familiares.
A gestão profissional, eficiente e transparente do Lar permite acompanhar, por meio de relatórios anuais e públicos, o bom uso dos recursos arrecadados com os doadores e voluntários.
O Evento
Para comemorar os 85 anos, a instituição promove um evento gratuito que tem roteiro e direção geral de Gustavo Kurlat e direção de arte de Débora Dubois chamado Lar das Crianças da CIP: 85 anos Transformando Vidas, que acontece na CIP (Congregação Israelita Paulista) na rua Antônio Carlos, 653, em São Paulo no dia 20 de novembro, a partir de 15h.
No hall e no espaço de espera haverá uma ambientação com trabalhos das crianças, assim como no salão das apresentações. Nesse salão haverá um palco montado na frente do palco original, onde um grande painel de Led vai exibir com muita qualidade as diversas projeções.
No palco, o apresentador José Eduardo Rennó (o Ludovico do Quintal da Cultura), vai costurar as apresentações de mais de 300 crianças e adolescentes (de hip hop, violão, musicalização e dança criativa), com textos, depoimentos e histórias recolhidas no processo do documentário.
O documentário, da Quem Somos Filmes, com direção de Renato Sacerdote e fotografia de Ary Diesendruck será exibido no evento. O filme conta com entrevistas de mais de 35 pessoas que tem ou já tiveram alguma ligação com o Lar das Crianças. “Conversamos com ex-moradores e alunos, com todas as diretoras voluntárias vivas, profissionais e jovens que tiveram suas vidas transformadas através da ONG”, conta. “Todos estes depoimentos serão intercalados com fotos de arquivos desde os anos 30 e 40 com imagens captadas recentemente das crianças e jovens participantes do Lar”.
Já a exposição tem curadoria da Narrativa Um (Projetos e Pesquisas de História) em parceria com a Arquiprom (responsável pela Expografia). “Contamos um pouco sobre a história da ONG com fotos, textos, arquivos antigos e apresentação de um pequeno vídeo. A Narrativa Um foi a responsável pelo livro de 65 anos do Lar das Crianças, portanto possuímos um grande acervo histórico da instituição”, diz Monica Musatti Cytrynowicz. “A obra é construída por quatro módulos, com vitrines, documentos, folhetos e álbuns”.
Serviço
Lar das Crianças da CIP: 85 anos Transformando Vidas
Dia 20 de novembro, às 15h
Roteiro e direção geral: Gustavo Kurlat
Direção de arte: Débora Dubois
Capacidade: 800 pessoas
Grátis; aberta ao público.
Exibição do documentário da Quem Somos Filmes (Direção: Renato Sacerdote e fotografia: Ary Diesendruck).
Durante todo o evento – Exposição com curadoria da Narrativa Um – Projetos e Pesquisas de História e Expografia da Arquiprom
Sobre a ONG: https://lardascriancas.org.br/
Pombo Correio