Livre dos apagões: Apartamentos também podem armazenar energia
Foto: O sistema consegue manter geladeira, iluminação, internet, computador e televisão por cerca de 8 horas

Livre dos apagões: Apartamentos também podem armazenar energia

16 de outubro de 2024 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Além da economia na conta, o armazenamento permite a independência energética e reduz a zero o impacto com as quedas de energia e apagões

As quedas de energia estão se tornando cada vez mais frequentes no Brasil, seja no período de fortes chuvas ou na época mais seca do ano. A grande São Paulo é um dos exemplos de prejuízos e dificuldades enfrentadas pelos moradores desde a última sexta-feira (11), quando um apagão deixou milhares de moradores sem energia e ainda há muitos locais onde a energia não foi restabelecida.

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), por meio de dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil registrou, em 2023, 47 mil quedas de energia elétrica provocadas por incêndios e queimadas, um aumento de 21% em comparação ao ano anterior. Já em 2019, foram 23 mil casos registrados, ou seja, em quatro anos a quantidade de interrupções de energia mais do que dobrou.
E no primeiro quadrimestre de 2024, já foram mais de 18 mil notificações. 

Essas quedas de energia podem ter impactos consideráveis para a população, seja para quem trabalha em casa de forma remota ou para aqueles que dependem de equipamentos ligados na energia para sobreviver. E para os moradores de prédios os impactos da interrupção do fornecimento podem ser bastante desafiadores, já que, sem os elevadores, para entrar ou sair de casa, muitas vezes, precisam subir e descer muitos andares pelas escadas. A boa notícia é que as soluções que minimizam os impactos dessas interrupções estão se tornando cada vez mais democráticas.

Dentre essas possibilidades, está o sistema de armazenamento de energia. Ainda algo novo no País, até mesmo para residências, comércio ou indústria, seria impensável, até pouco tempo, que esse tipo de equipamento também pudesse atender a apartamentos. Mas isso agora é possível.

A multinacional líder em soluções para armazenamento de energia, SolaX Power, é fabricante de um equipamento que atende ao armazenamento de energia para pequenos espaços, como os apartamentos. A linha X-Hybrid está disponível nas versões monofásicas, X1-Hybrid e X1-SPT e trifásica, X3-Hybrid.

É uma solução integrada, que combina inversor híbrido de 5 a 15 kW, BMS (Battery Management System) – que gerencia a performance das baterias -, além de módulos de bateria expansíveis, com capacidade de 7.2 kWh a 30 kWh (monofásico) e 7.2kwh a 40kWh (trifásico).

Os equipamentos X-Hybrid possuem baterias e um design diferenciado que se integram à decoração do ambiente, além de tamanho reduzido, adequado para ser utilizado em espaços pequenos.

“Devido ao design all-in-one, torna-se mais compacto e elegante, tornando este produto mais atraente para que fique visível no ambiente, como no caso da maioria dos apartamentos. Além disso, oferece a opção de medidor sem fio, o que permite um monitoramento ainda mais eficiente”, explica o engenheiro Marcelo Niendicker.

O modelo trifásico oferece saída desbalanceada, característica que possibilita o uso eficiente e otimizado da energia. Possui ainda recursos de gerenciamento baseados em inteligência artificial, considerando o horário de consumo e as necessidades do usuário. E, como recursos adicionais de segurança, detecção de AFCI opcional e desligamento rápido, além de proteção contra surtos elétricos.

O engenheiro explica que, normalmente, os mesmos equipamentos de armazenamento podem ser utilizados em residências ou apartamentos, a diferença é que no residencial é tradicional adicionar módulos fotovoltaicos para captação de energia solar.

“Em apartamentos, esses equipamentos armazenam a energia da própria rede da concessionária, que pode ser utilizada posteriormente em períodos de apagões, quedas de energia ou quando a tarifa da concessionária estiver mais alta”, orienta Niendicker.

Mas como mensurar a capacidade desse sistema. Segundo o engenheiro, “o sistema de 6kW e duas baterias (10kWh) consegue manter geladeira, iluminação, internet, computador e televisão por cerca de 8 horas”.

Sobre a SolaX Power – Multinacional fundada em 2012 com sede em Hangzhou, na China, e filiais em vários países, incluindo Holanda, Alemanha, Reino Unido, Austrália, Japão e EUA. Com mais de 2 mil funcionários em todo o mundo, a empresa é reconhecida por sua atuação nas áreas de pesquisa e desenvolvimento: são mais de 100 patentes internacionais e mais de 500 certificações de mercado.

Simone Cesário – Assessoria de Imprensa da SolaX Power
simonelovicesario@gmail.com
61 99911.7059


Compartilhar