Loja do Mecânico, controlada da eB Capital, cria plataforma de serviços e conteúdo para profissionais do setor de Máquinas e Ferramentas

15 de julho de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Investida da eB adquire O Mecânico, empresa de mídia e conteúdo educacional do segmento de manutenção automotiva e avança com a criação de ecossistema. Companhia quer atingir faturamento de R$ 5 bilhões em 4 anos

 São Paulo, 15 de julho do ano 2022 – A eB Capital amplia sua tese de investimento no setor varejista de Máquinas e Ferramentas e anuncia a criação de uma plataforma completa voltada para os profissionais da área, tais como mecânicos, marceneiros, funileiros, construtores e outros. Como parte desse movimento, a Loja do Mecânico, maior e-commerce do mercado na América Latina – com controle adquirido pela gestora de Private Equity em 2020 em um investimento de R$ 600 milhões de reais – avança com a aceleração de estratégia omnichannel e realiza um aporte no canal O Mecânico, empresa de mídia e conteúdo educacional do segmento de manutenção automotiva, com mais de 360 mil followers no Youtube, com 38,4 milhões de visualizações.

Com isso, a eB dá mais um passo na criação de um ecossistema completo de apoio ao setor pautado em quatro principais frentes: varejo; conteúdo digital; capacitação técnica e serviços. A Loja do Mecânico conta atualmente com e-commerce, marketplace e lojas físicas omnichannel dedicadas à venda de máquinas e ferramentas, soluções para os setores automotivo, construção civil, funilaria, pintura, manutenção industrial, marceneiro, dentre outros, e serviços financeiros, como crédito, consórcio e garantia estendida.

O Mecânico chega para agregar com cursos profissionalizantes, além de ser um hub de informações e consultas técnicas, por meio do aplicativo MecânicoPro, do Congresso Brasileiro do Mecânico (CBM), Youtube e a revista O Mecânico – referência há 37 anos no mercado editorial para esse nicho e primeira a atuar no digital.

“A sinergia das duas empresas irá proporcionar um ambiente completo para esse mercado, com a fidelização do cliente que vai além da venda, passando pelo relacionamento, conteúdo educacional e suporte para esses profissionais”, explica Marcio Gurgel, CEO da Loja do Mecânico.

“Nossa ampla experiência em gestão e empreendedorismo nos permite uma boa leitura dos setores resilientes ao cenário econômico e que oferecem grandes oportunidades de negócios, como o caso de Máquinas e Ferramentas”, explica Eduardo Sirotsky Melzer, CEO da eB Capital.

Expansão

A Loja do Mecânico tem 32 anos de mercado e conta com mais de mil funcionários. Em 2021, a companhia dedicou grande parte dos esforços na estratégia omnichannel e neste ano tem focado na expansão. A empresa dispõe hoje de 8 lojas em regiões estratégicas, tais como Jundiaí, Franca, Ribeirão Preto, Limeira e Praia Grande (todas no estado de São Paulo) e Belo Horizonte (em Minas Gerais) e espera fechar o ano com 10 a 15 novas unidades. Além disso, possui três centros de distribuição: Recife/PE, Betim/MG e Cajamar/SP. Já para os próximos 3 anos, a expectativa é ter 50 lojas. A companhia deve fazer mais de R$ 1,5 bilhão em faturamento em 2022 e tem como objetivo atingir receita de R$ 5 bilhões em 4 anos.

Em 2003, a Loja do Mecânico foi pioneira na implementação de vendas online no mercado de máquinas e ferramentas no Brasil. De acordo com dados da SimilarWeb e do alexa.com, a empresa é um dos 500 sites mais acessados no País e está em 33º lugar no ranking de e-commerces do Brasil.

Com a criação da plataforma, a empresa pretende abrir o capital em até três anos, dando sequência ao plano de expansão.

Sobre a eB Capital

A eB Capital é uma gestora de private equity com foco em investimentos em setores alinhados com as macrotendências globais e que apresentam lacunas estruturais no Brasil, demanda reprimida e forte potencial de crescimento. Por meio de seus aportes, a gestora busca valorização do capital no longo prazo, com posições de controle em empresas privadas de alto crescimento e com modelo de negócio que permite a sua expansão orgânica e inorgânica.

Os investimentos da eB Capital são movidos pelo princípio indissociável de lucro e propósito (Profitand and Purpose). A eB busca desenhar os investimentos e negócios para que, na busca pelo lucro, sejam geradas externalidades positivas e pavimentadas soluções para benefícios comuns, com base na criação de valor para todos os stakeholders envolvidos: clientes, funcionários, fornecedores, comunidades e acionistas.

A eB Capital concentra seus esforços para resolver desafios que favoreçam a todos no longo prazo, sempre respeitando o retorno financeiro e o foco na entrega de respostas duradouras para questões urgentes em diferentes áreas ligadas às macrotendências globais: produtividade (necessidade de mão de obra qualificada, investimentos em educação, conectividade; biotecnologia e agronegócio); saúde e envelhecimento da população mundial e transição energética/mudanças climáticas. Entre as suas investidas, constam a Alloha, maior provedora independente de fibra óptica, a Proz, voltada a cursos técnicos e profissionalizantes, e a Loja do Mecânico, maior e-commerce de ferramentas e máquinas da América Latina.

https://www.ebcapital.com.br/

Loures Consultoria


Compartilhar