Manioca lança o NIÓC, linha de snacks saudáveis, com sabores inéditos, feitos com massa de mandioca, gerando aproveitamento integral da matéria-prima

23 de junho de 2022 Off Por Ray Santos
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Nos sabores de Cipó de Alho, Pimenta Amazônica Assissi, Jambu, Tucupi, novos snacks estarão à venda a partir de junho

A Manioca, indústria de produtos alimentícios que leva as riquezas e os sabores da Amazônia para o mundo, lança uma nova linha de snacks saudáveis. O Nióc é um snack de mandioca, prático, totalmente natural, assado e super crocante. Trazendo sabores exclusivos pela primeira vez no mercado, com especiarias da Amazônia, os snacks são um produto  único, além de ser uma opção para quem busca praticidade, mas valoriza uma alimentação saudável, equilibrada e de qualidade. 

Com o lançamento do snack, a Manioca dá mais um passo para promover a sustentabilidade e inovar no mercado fazendo o uso integral da mandioca. Isso porque o Nióc é produzido com a massa da mandioca, que antes era resíduo da produção do Tucupi, um caldo extraído da mandioca brava e o carro chefe da marca. Dessa forma, o produto passa ser utilizado 100%, evitando o desperdício de alimento. 

“Entendemos que a nutrição precisa ser do corpo e da alma e a alma se alimenta do prazer de comer gostoso. Por isso o equilíbrio é a palavra. Nessa nova linha, conseguimos oferecer produtos saborosos, práticos e saudáveis na medida, sendo ideal para quem tem uma rotina agitada, mas se preocupa em comer bem”, compartilha Joanna Martins, cofundadora da Manioca.

Seguindo essa proposta, a nova linha de produtos é assada no forno, feita de mandioca, sem glúten, sem lactose, vegana e 100% natural. Com sabores naturais de ervas e temperos amazônicos, os snacks estão disponíveis nas opções Cipó de Alho, Pimenta Amazônica Assissi, Jambu e Tucupi, sabores inéditos desenvolvidos exclusivamente pela Manioca para levar ao mundo e tornar acessível as especiarias e riquezas da Biodiversidade da região. 

Os sabores escolhidos são especiarias únicas e extraídas da biodiversidade da Amazônia, cuja versatilidade é explorada em diversos formatos. Como o Cipó de Alho, que é uma planta ainda pouco conhecida da região, com sabor de alho e com diversos benefícios para a saúde. Já a Pimenta Amazônica Assissi é uma pimenta em pó produzida por etnias indígenas da Calha Norte do Rio Amazonas, no Pará, a partir da combinação de vários tipos de pimentas: vermelhas, amarelas e roxas, um ingrediente muito utilizado pelos indígenas no preparo dos alimentos. O jambu é uma hortaliça comum na região Norte do Brasil, que tem uma propriedade especial que provoca uma leve dormência na boa e é muito utilizada na gastronomia local no preparo de vários pratos tradicionais da região. E claro, o Tucupi, o carro chefe da Manioca, que é um dos maiores tesouros gastronômicos da região, tempero essencial da cozinha amazônica, feito a partir da fermentação do caldo extraído da raiz da mandioca brava, de sabor inédito e de alta aceitação por todos que experimentam. 

“Trazemos esses novos sabores com o propósito de oferecer ao mercado propostas inovadoras com esses ingredientes e posicionar os alimentos da Amazônia como ingredientes versáteis que podem ser explorados em diversos formatos, como os snacks. Nosso intuito é trazer a mandioca e os sabores da Amazônia para o dia a dia das pessoas, de forma leve e prática,” conta Paulo Reis, sócio-diretor da empresa. 

Os snacks Nióc estarão à venda a partir do dia 15 de junho, no e-commerce próprio (loja.maniocabrasil.com) que opera em parceria com o Mercado Livre, varejistas e supermercados em todo o país, entre eles redes como St. Marché, Pão de Açúcar (SP), Zonal Sul (RJ), Lider e Matheus (PA), Festval (PR) e Muffato (SC).

Impacto social

A Manioca produz alimentos naturais com matérias primas como mandioca, açaí, cupuaçu, cumaru e feijão manteiguinha. O resultado é uma linha de produtos formada por geleias, farinhas, granolas, molhos e temperos que são comercializados em todas as regiões do país, possibilitando que a riqueza da Biodiversidade amazônica se torne mais acessível.

Para que toda essa operação faça sentido para seus fundadores, a Manioca utiliza matérias-primas provenientes da agricultura familiar e extrativistas de comunidades tradicionais e ribeirinhas da região amazônica, apoiando os seus modos de vidas tradicionais e a sua riqueza cultural, promovendo aumento de renda, relações justas e cadeias de suprimentos mais curtas. Além disso, mantém o monitoramento de informações sociais e investe na formalização dos seus fornecedores para que tenham acesso a direitos ligados à terra e à produção. A empresa também acompanha as áreas em que as comunidades atuam, para proteger a floresta dos riscos de desmatamento, e é comprometida com a sustentabilidade, com rígidas políticas de ESG e certificações como os selos Origens Brasil, Agricultura Familiar e Eu Reciclo.

Agência Guanabara


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