Marcenaria: vale a pena investir nesse pequeno negócio?

28 de setembro de 2022 Off Por Ray Santos
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A profissão que, diferentemente do carpinteiro, trabalha com peças mais finas e artísticas vem ganhando força entre os adeptos da mão na massa

Marceneiro é o profissional capaz de produzir móveis de madeira através do manejo habilidoso de ferramentas. Com uso da criatividade, dá forma à sua matéria-prima, utilizando técnicas de desenho, corte, montagem e acabamento. O marceneiro é antes de tudo um artesão, e sua profissão é uma das mais antigas do mundo. Sua área de atuação é irrestrita, podendo ser capaz de atender um público doméstico, desejoso de móveis como camas, armários, mesas, até um público comercial que procura móveis para escritório, balcões e estantes, por exemplo. 

A vasta possibilidade de trabalho aparece para muitos marceneiros como uma oportunidade de abrir sua própria oficina. Afinal, com um pouco de espaço e tendo as ferramentas necessárias, existe a viabilidade de se exercer a profissão de praticamente qualquer lugar. De custo considerado baixo para um negócio próprio, o custo médio com ferramental gira em torno de R$ 15.000, segundo levantamento feito pelo Sebrae. Esquadros, serras, formão, plainas, martelos, trenas, furadeira, tupia e bancadas são exemplos do que não pode faltar em uma marcenaria.

O marceneiro deve ser capaz de trabalhar desde madeiras como MDF, laminados e compensados até madeiras mais nobres. O tipo de material no qual o marceneiro se especializa ditará o preço final, seu público-alvo e, logo, como consequência, seu local de atuação. De qualquer forma, a área é promissora. Também segundo o Sebrae, de 2018 a 2022, o setor viu um crescimento de mais de 30%, somando mais de 240 mil empresas, movidas principalmente pelo setor moveleiro. 

É possível começar a trabalhar ainda que não se tenha todas as ferramentas disponíveis. Alguns processos como o corte e o design podem ser terceirizados, restando ao marceneiro a montagem e o acabamento, por exemplo. No entanto, é essencial que o contato com o cliente e a compreensão do seu projeto seja sempre executado da maneira mais próxima possível, e, sendo assim, deve-se evitar delegar essa tarefa para terceiros. O sucesso na execução dessas e de outras etapas depende principalmente de ter um bom planejamento.

Hoje, é possível alcançar clientes de praticamente qualquer lugar do país. Um bom plano de marketing nas redes sociais pode ser a medida certa para mostrar o diferencial no trabalho de marcenaria. Junto disso, o cuidado de usar bons materiais, fazer uma boa gestão de resíduos, procurando aproveitar ao máximo a madeira, sem desperdiçar, procurar ter bons fornecedores e cuidado nas finanças é a receita para ser bem-sucedido nesta empreitada.

Entregar um produto único para um cliente é algo que não tem preço, e a marcenaria é capaz disso. Criar móveis resistentes, bonitos, decorativos e úteis significa trabalho bem feito. A área vale a pena para todo aquele que busca um negócio de capital inicial relativamente baixo e que seja capaz de conectar criatividade com destreza manual. Afinal, basta uma serra e a versatilidade de uma lixadeira para poder encher os olhos do cliente com os mais belos móveis.

Por Luisa Pereira


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