MEC defende mobilização para alfabetizar todas as crianças

MEC defende mobilização para alfabetizar todas as crianças

21 de setembro de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
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Durante Seminário Nacional pela Alfabetização 2023, secretárias do MEC reforçam envolvimento de todos os entes federativos para sucesso da nova política

O Ministério da Educação (MEC) concluiu , na quarta-feira, 20 de setembro, sua participação no “Seminário Nacional pela Alfabetização 2023: Um presente para o futuro”. No segundo dia do evento, a s ecretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt , participou da palestra magna , com o tema “Mobilização social para o compromisso de todos pela alfabetização de crianças”. Já Izolda Cela, secretária executiva , participou da mesa de encerramento, que abordou o tema “ Alfabetizar crianças hoje, educação de qualidade e equidade no futuro ” .

Mobilização – Para a s ecretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt , a mobilização é elemento crucial ao regime de colaboração federativa do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e das políticas da educação básica em elaboração no M EC . “Construímos o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada como uma política de estado, feita a muitas mãos, pelo encontro de diferentes saberes e experiências”, afirmou Kátia ao ressaltar o papel das lideranças regionais na implementação da política.

No Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, estados, municípios e Distrito Federal desenvolvem e fortalecem suas políticas territoriais de Alfabetização com apoio técnico e financeiro do MEC.

O reconhecimento da pluralidade existente no Brasil foi outro ponto destacado no debate. “Nós não vamos avançar se continuarmos achando que há uma única matriz de produção do conhecimento, que ela é melhor do que as outras. A gente precisa reconhecer a riqueza do que é feito no coração desse Brasil”, reiterou Kátia, que afirma a e ducação como protagonista de processos transformadores em direção à equidade na garantia da cidadania de crianças, adolescentes, jovens e adultos brasileiros.

O debate, ministrado pelo educador colombiano Bernardo Toro, diretor na Fundación AVINA Internacional, foi composto ainda por Ivaneide Dantas, s ecretária de Estado de Educação de Pernambuco, e Anderson Santana, s ecretário de Estado de Educação do Maranhão em exercício.

Cooperação – Izolda Cela também enfatizou a cooperação e a colaboração entre os entes para o sucesso da implementação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada , mas ponderou que a liderança do MEC deve r espeitar a autonomia de estados e municípios. “Deve haver uma cooperação respeitosa, enxergando a autonomia dos entes, vendo o potencial que existe para que estados e municípios possam exercer da melhor maneira seu espaço de autonomia. Nós, no Ministério, devemos cooperar sem atrapalhar, aproveitando aquilo que já existe e nos colocando à disposição para fortalecer a rede, para garantir mais compartilhamento de experiências” , declarou.

A secretária executiva ainda falou sobre a expectativa de que o compromisso entre União, estados e municípios para garantir a alfabetização gere a transformação das redes de ensino. “Tem um subproduto muito importante quando a gente diz ‘nós vamos perseguir o sucesso da alfabetização das crianças, vamos festejar com estados e municípios que estão fazendo e vão fazer coisas melhores ainda’. O subproduto é a transformação das redes. Pouco a pouco , seremos capazes de expandir o foco prioritário para outros níveis, para outras dimensões do processo educativo com mais eficiência, com mais engajamento , para proporcionarmos uma educação integral, que possa garantir as competências e entregar à sociedade pessoas mais colaborativas, mais tolerantes, que é o que o nosso mundo tanto precisa”, explicou.

Participaram também da mesa de encerramento o pr esidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), Vitor de A ngel o ; o presidente da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação ( U ndime Nacional), Alessio Costa Lima; o vice-governador de Sergipe, Zezinho Sobral; o secretário de Educação de Alagoas, Marcius Beltrão ; Conceição Ávila, da Associação Bem Comum ; a professora alfabetizadora Livrada de Aquino, de Juara (MT) ; a estudante Isadora Gomes dos Santos, de Novo Gama (GO) ; e como mediadora Débora V iégas , da Associação Bem Comum.

Programação – O Seminário Nacional pela Alfabetização 2023 reuniu educadores renomados internacionalmente, especialistas em políticas públicas, professores, alfabetizadores, prefeitos, membros das secretarias municipais e estaduais de Educação, governadores e ministros. O evento é uma realização da Associação Bem Comum, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Fundação Lemann e Instituto Natura, com o intuito de discutir os desafios da alfabetização. O objetivo é impulsionar o debate acerca da alfabetização de crianças como prioridade na política educacional brasileira.

O seminário ocorreu de 19 a 20 de setembro, com palestras, painéis, mesas-redondas e debates com pessoas de diversos estados envolvidos. O Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, palestrou sobre o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada no primeiro dia do evento. A secretária executiva do MEC, Izolda Cela, atuou como mediadora da mesa de governadores, que tratou sobre o regime de colaboração como estratégia nacional para a garantia da alfabetização de crianças.

Ministério da Educação (MEC)


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