MEC participa de evento de tecnologia na China

MEC participa de evento de tecnologia na China

25 de setembro de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Objetivo foi conhecer tendências de desenvolvimento em inteligência artificial e conectar-se com formadores de opinião e líderes empresariais

O Ministério da Educação (MEC) participou, de 20 a 22 de setembro, do evento “Huawei Connect 2023”, em Xangai, na China. O MEC foi representado pelo subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), Fábio Campelo Santos da Fonseca Ribeiro. O evento buscou explorar o futuro da tecnologia inteligente, as oportunidades que ela apresenta e como integrar a inteligência de forma eficaz em cenários setoriais e industriais.

Entre os objetivos do evento, estão a troca de ideias com especialistas técnicos e desenvolvedores do mundo inteiro, a exploração das inovações em TIC e novas aplicações setoriais, além de oportunidades de negócios com empresas líderes e parceiros do ecossistema. “Essa é uma oportunidade de conhecimento de novas tecnologias para serem aplicadas nos programas, projetos e ações em andamento no MEC. Tivemos a oportunidade de conhecer as tendências de desenvolvimento em inteligência artificial e nos conectar com formadores de opinião e líderes empresariais”, afirmou o subsecretário.

Visitas técnicas – Fábio Ribeiro também participou de uma reunião na Escola Secundária Yan’an de Xangai, organizada pelo Departamento de Intercâmbio Internacional da Comissão Municipal de Educação de Xangai, que contou com a presença de autoridades locais e representantes dos Departamentos de Educação Municipal de Xangai e de Changning e do Instituto de Professores de Xangai.

A programação também contou com visitas técnicas para o conhecimento de novas tecnologias e equipamentos de última geração que apoiam o desenvolvimento da educação na China e que podem facilitar o ensino e a aprendizagem no Brasil. Ocorreram visitas à sede da Huawei, na cidade de Shenzhen, da fábrica automatizada de 5G e do Laboratório Max Planck. Fábio também conheceu a Escola Municipal em Xangai, para verificar as tecnologias empregadas no ensino e na aprendizagem dos alunos chineses. O subsecretário ainda visitou a Secretaria de Educação de Xangai, para verificar como é realizada a Gestão das Escolas Municipais, em termos de operacionalização, manutenção e inovação das tecnologias empregadas nas escolas chinesas. A IA, o 5G e a nuvem estão ampliando os limites do design de negócios, aumentando a produtividade e redefinindo os modelos de negócios.

Ministério da Educação


Compartilhar