Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Brasília conta com halterofilista gaúcha top-10 do mundo

Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Brasília conta com halterofilista gaúcha top-10 do mundo

18 de setembro de 2023 Off Por Daniel Suzumura
Compartilhar

Ana Paula Marques se mudou para a capital federal em 2013 para se desenvolver no esporte paralímpico; quinta etapa da competição em 2023 irá reunir 250 atletas de atletismo, natação e halterofilismo no CIEF e no Clube do Exército, neste sábado, 16

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2023 terá a sua quinta etapa disputada em Brasília, neste sábado, 16, com três modalidades e o retorno da gaúcha Ana Paula Marques, 41, a uma competição nacional após o Mundial de halterofilismo de Dubai. O evento na capital federal recebeu 250 inscritos, sendo 158 participantes nas provas de atletismo e 46 nas de halterofilismo, que acontecerão no Centro Integrado de Educação Física (CIEF), além de 46 nadadores que irão competir no Clube do Exército.

O objetivo do Meeting é desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Há provas de atletismo, natação e halterofilismo. Cada cidade sedia, pelo menos, disputas de uma dessas modalidades.

Ana Paula, dona de um título mundial na vela adaptada, modalidade que esteve o programa dos Jogos Paralímpicos até Rio 2016, mudou-se de Alvorada, Região Metropolitana de Porto Alegre, para Brasília em 2013. À época, ela estava em busca de desenvolvimento no paradesporto.

A gaúcha, que adquiriu uma lesão medular no ano 2000 ao ser vítima de tentativa de feminicídio, passou a praticar halterofilismo, hoje sua modalidade principal, em 2016. A princípio, seu objetivo era ganhar condicionamento físico para melhorar seu desempenho na vela, modalidade na qual foi campeã mundial em 2018, nos EUA. 

“Estar no Meeting é muito importante para fazer o esporte paralímpico ser mais conhecido e captar novos atletas. Muitas pessoas não conhecem o halterofilismo, ainda confundem com outras atividades”, afirmou. “Competir em Brasília, com a torcida do meu marido, dos meus amigos e do meu filho, que não podem me ver em outros países ou estados, é um incentivo. A gente precisa fazer bonito para as pessoas de quem a gente gosta”, completou.

Ana ficou na sétima posição da categoria até 61 kg durante o Mundial de Dubai, disputado entre os dias 22 e 30 de agosto. À oportunidade, realizou uma prova com três levantamentos válidos. No melhor deles, ela ergueu 99 kg. A atleta disse que o objetivo é melhorar sua marca e buscar uma posição no top-8 do ranking válido para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Desta forma, ela estaria apta para disputar o megaevento na capital francesa. “Ainda serão mais dois campeonatos internacionais no próximo ano, valendo posições no ranking. Por isso, preciso continuar treinando e competindo”, explicou.

Neste ano, o Meeting já passou por Manaus (AM) e Campo Grande (MS) no mês de julho. Em agosto, o evento aconteceu no Rio de Janeiro (RJ) e em Belo Horizonte (MG). Até o final do ano, ao todo, 10 capitais brasileiras vão receber o Meeting Paralímpico Loterias Caixa. O evento ainda vai passar por Fortaleza (CE), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e São Paulo (SP).

Em 2022, o Meeting Paralímpico Loterias Caixa foi realizado em 16 capitais brasileiras: Campo Grande (MS), Amapá (AP), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Recife (PE), Aracaju (SE), Brasília (DF), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Brasília podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF e o veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço
Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Brasília
Dia e horário: sábado, 16 de setembro – a partir das 8h.
Modalidades: Atletismo e halterofilismo
Local: Centro Integrado de Educação Física (CIEF)
Endereço: SGAS I SGAS 907 – Asa Sul, Brasília – DF

Modalidade: Natação
Local: Clube do Exército (SMU)
Endereço: Av. Duque de Caxias, S/N

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Meeting Paralímpico Loterias Caixa.
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação.
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do halterofilismo.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)


Compartilhar