Mentalidades Matemática na Educação Infantil: MS apresenta resultados e abre inscrições para novos municípios
13 de novembro de 2024Evento será realizado em 12 de novembro no Bioparque Pantanal, em Campo Grande
O contato inicial com a Matemática pode determinar o futuro de um aluno. Cerca de 1.900crianças da Educação Infantil do estado de Mato Grosso do Sul (MS) estão dando os primeiros passos na disciplina com apoio do Programa Mentalidades Matemáticas. A abordagem inovadora de ensino, desenvolvida na Universidade de Stanford e adaptada para a realidade brasileira pelo Instituto Sidarta, está sendo aplicada em 6 cidades do estado. Os resultados conquistados ao longo de 2024 vão ser apresentados na terça-feira (12) no Bioparque Pantanal, em Campo Grande. O evento também será uma oportunidade para novos municípios aderirem à iniciativa.
Fruto da parceria entre o Itaú Social, a Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica (Fadeb-MS) e o Instituto Sidarta, o projeto desenvolvido em Mato Grosso do Sul é o primeiro do país a adotar o Mentalidades Matemáticas na Educação Infantil. A abordagem baseia-se em estudos de neurociência para promover atividades visuais, criativas e colaborativas, além de uma nova forma de aprender e ensinar matemática, tornando-a mais equitativa e aberta para todos.
Durante o evento no Bioparque Pantanal, formadores das cidades de Aral Moreira, Caarapó, Tacuru, Antônio João e Naviraí, além do Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad (CEI Zedu), em Campo Grande, vão compartilhar como a abordagem foi adaptada por cada localidade de acordo com suas realidades.
“Cada município teve autonomia para desenhar suas formações conforme as necessidades específicas de suas escolas. A ideia desse encerramento é vislumbrar como cada um deles pensou o projeto, como é que eles desenrolaram ao longo do ano, qual foi a estrutura, como foi o acompanhamento, qual foi a evolução dos professores. Eles vão também mostrar trabalhos que evidenciam esse processo que construíram. É um relato de práticas”, explica Emília Gil, coordenadora do Mentalidades Matemáticas no projeto FADEB – Educação Infantil.
Os primeiros educadores da Educação Infantil do estado iniciaram a formação em março. Desde então, foram acompanhados pela equipe do programa MM por meio de encontros remotos e visitas presenciais a cada município, e passaram a ser os responsáveis por preparar os educadores para desenvolverem a abordagem em sala de aula. Até o momento já são mais de 150 professores, que dão aulas para alunos da Educação Infantil, com idades entre quatro e cinco anos. E a iniciativa já repercute nas famílias.
“Recebemos relatos de familiares que viram seus filhos explorarem matemática em casa de maneiras espontâneas, usando objetos do cotidiano para agrupar, comparar e contar. Em Naviraí, por exemplo, uma mãe nos mostrou o filho explicando como organizava tampas de pote em casa, algo que aprendeu na escola. Esses relatos nos mostram que o programa não só transformou a experiência de ensino, mas também está despertando o interesse das crianças pela matemática fora da escola. É muito significativo porque vai além da sala de aula”, conta Emília.
Além de apresentações dos resultados deste ano, o evento de encerramento no Bioparque Pantanal será uma oportunidade para outros municípios conhecerem de perto a abordagem MM e tirarem dúvidas sobre a adesão ao programa.
“Com o sucesso que observamos até agora, acreditamos que a ampliação do projeto fortalecerá ainda mais as práticas educacionais e contribuirá para um ensino mais envolvente e eficiente em Mato Grosso do Sul. Estamos ansiosos para acolher novos municípios e, juntos, construirmos uma educação mais inclusiva e de qualidade” comentou a professora Maria Cecilia Amendola da Motta, Diretora-Presidente da FADEB/MS
“Por trabalhar a matemática de forma lúdica e atrativa nessa fase da infância, a abordagem se torna especialmente importante, uma vez que o desenvolvimento ocorre por meio de experiências e brincadeiras. Introduzir o letramento numérico na educação infantil oferece às crianças a oportunidade de se familiarizarem com os números, ajudando inclusive a minimizar a questão do o medo culturalmente associado a essa disciplina”, explica a Cláudia Sintoni, gerente de Implementação do Itaú Social.
Mentalidades Matemáticas no Brasil
A base teórica da formação dos professores no Mato Grosso do Sul é o livro “Mentalidades Matemáticas na Educação Infantil”, lançado no Brasil este ano. A obra da professora de Stanford e idealizadora das Mentalidades Matemáticas, Jo Boaler traz atividades e teorias pautadas nos estudos mais recentes das neurociências da aprendizagem e nas grandes ideias que enfatizam conexões matemáticas que podem fazer parte de qualquer currículo escolar.
Apesar de o estado ser o primeiro a adotar MM na Educação Infantil, a abordagem já é aplicada no Brasil há oito anos pelo Instituto Sidarta. Neste período, mais de 12 mil professores foram formados, alcançando 1,1 milhão de estudantes em cidades, como Vespasiano (MG), São Paulo (SP), Cotia (SP), Itu (SP), Altamira (PA) e Santana do Ipanema (AL). Em Cotia (SP), um Curso de Férias de dez dias, realizado com alunos de 4º e 5º anos, foi responsável por um salto equivalente a 1 ano e 3 meses em escolaridade matemática, calculado pelo desempenho na avaliação MARS (Mathematics Assessment Resource Service). Ainda há cerca de 100 profissionais da educação em formação no estado do Piauí.
Sobre o Instituto Sidarta
Fundado em 1998, o Instituto Sidarta é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo contribuir para alterar as políticas públicas educacionais, desenvolvendo pesquisas, realizando projetos, implementando e disseminando ações que promovam uma educação para a equidade, sempre alinhada aos nossos três princípios: teorias não substituem experiências de vida; sabedoria é reconhecer a unidade que existe na diversidade; e é essencial estimular a consciência do serviço à sociedade.
CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA
Jornalistas interessados em acompanhar o evento devem enviar nome, veículo e telefone para mmarques@fadebms.org até às 17h do dia 11 de novembro.
Assessoria de Imprensa: Corcovado Comunicação Estratégica
Henrique Gimenes
(21) 99383-0031
henriquegimenes@corcovadoestrategica.com.br
Carla Russo
(21) 99196-4250
carlarusso@corcovadoestrategica.com.br
Raphael Gomide
(21) 98734-5544
rgomide@corcovadoestrategica.com.br