Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável inicia discussão multissetorial sobre saúde e bem-estar animal

Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável inicia discussão multissetorial sobre saúde e bem-estar animal

15 de setembro de 2023 Off Por Daniel Suzumura
Compartilhar

Com o propósito de promover a melhoria da saúde e bem-estar animal no rebanho bovino do Brasil, a Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável iniciou em agosto o Grupo de Trabalho (GT) de Bem-Estar Animal. As atividades serão coordenadas pelo diretor de negócios da Ceva, Marcelo Ferreira.

“O propósito do grupo é consolidar e priorizar diretrizes para o avanço da adoção de práticas de saúde, nutrição, manejo adequado, mitigação da dor e redução da mortalidade no rebanho bovino brasileiro”, comentou Marcelo Ferreira.

Como responsabilidades definidas para o primeiro ciclo do GT estão o entendimento comum sobre os termos gerais e conceitos de Saúde e Bem-Estar Animal (BEA), a elaboração de termos de compromisso para produtores rurais e indústria, o desenvolvimento de um Procedimento Operacional Padrão (POP) das práticas e metodologias de saúde e BEA, e a divulgação do conteúdo para o público de contato direto e em mídias sociais para todos os públicos.

“Partindo do que já existe de boas práticas e manuais, o objetivo é elaborar um conteúdo mais robusto para o mercado, além de comunicar isso para o produtor para garantir a aplicabilidade do POP em um enorme número de fazendas, escalando os materiais produzidos”, finalizou Marcelo.

Para a execução das atividades, estão programadas reuniões entre agosto de 2023 e julho de 2024. Ao final, os resultados dos debates serão entregues por meio de um relatório e um webinar, ambos públicos e disponíveis no site da Mesa Brasileira.

Com participação exclusiva dos associados da Mesa Brasileira, além de pesquisadores e especialistas convidados, os debates envolvem os sete elos da cadeia de produção bovina: produtores rurais, empresas de insumos e serviços, indústrias, varejos e restaurantes, instituições financeiras e a sociedade civil.

Além do GT de BEA, está em atividade atualmente o GT de Rastreabilidade, que está trabalhando em uma política nacional para a rastreabilidade bovina. “Organizamos grupos de trabalho para discutir assuntos pertinentes da pecuária bovina brasileira. Os temas são debatidos em profundidade com os diferentes elos da cadeia de produção, além de pesquisadores e especialistas convidados”, detalha Luiza Bruscato, diretora executiva da Mesa Brasileira.

O GT de Bem-Estar Animal está sendo patrocinado pela Ceva Saúde Animal.

Sobre os Grupos de trabalho

Como um valor entregue ao associado, a Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável organiza grupos de trabalho para discutir assuntos emergentes da pecuária bovina brasileira. Os temas são debatidos em profundidade com os diferentes elos da cadeia de produção, além de pesquisadores e especialistas convidados. Atualmente, está em atividade o GT de Rastreabilidade em seu terceiro ciclo, trabalhando em uma política pública nacional de rastreabilidade; e no segundo semestre, estarão os GTs de Clima e Bem-Estar Animal.
Saiba mais sobre os Grupos de Trabalho.

Sobre a Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável

A Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável reúne todos os elos da cadeia de produção da carne bovina com um objetivo comum: promover a sustentabilidade na pecuária. São quase 70 organizações associadas nas categorias: produtores, empresas de insumos e serviços, indústrias, varejos e restaurantes, instituições financeiras e representantes da sociedade civil. Grandes players do setor, organizações relevantes, startups e empresas de destaque no agronegócio brasileiro somam forças, agregam diferentes pontos de vista, trazem experiências e alinham conceitos sobre temas relevantes e que estão em alta no cenário da pecuária para impulsionar a afirmativa de que é possível produzir carne com a manutenção da biodiversidade. Conheça nossos trabalhos em www.pecuariasustentavel.org.br.

Por Mariana Custodio


Compartilhar