Ministério da Saúde inicia fusão do Hospital Federal dos Servidores

Ministério da Saúde inicia fusão do Hospital Federal dos Servidores

8 de novembro de 2024 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Intenção é criar um novo hospital universitário com Ebserh e Unirio

Agência Brasil

Publicado em 08/11/2024 – 18:42

Rio de Janeiro 

© FACEPE/Divulgação

Versão em áudio

O Ministério da Saúde iniciou o processo de discussão para a fusão do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE) com o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. O projeto faz parte do Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro. De acordo com a pasta, o grupo de trabalho realizou a primeira reunião para a construção e análise do diagnóstico das unidades nesta sexta-feira (8).

Segundo o ministério, nos próximos seis meses, o Hospital Federal dos Servidores do Estado passará por um estudo preliminar que verificará a viabilidade de implantação. A intenção é criar um novo hospital universitário em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

A pasta explica que haverá um processo de movimentação voluntária dos profissionais, que respeitará a opção dos servidores por outros locais de trabalho. Ao todo, as unidades federais possuem 7 mil servidores efetivos e 4 mil temporários.

Atualmente, as unidades estão com emergências fechadas, leitos bloqueados, déficit de funcionários e dificuldades de abastecimento. Duas unidades já iniciaram seu processo de reestruturação. Além do HFSE, o Hospital Federal de Bonsucesso está sob a gestão do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) desde 15 de outubro.

O Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro tem como objetivo oferecer um sistema de saúde mais robusto e acessível à população, segundo o Ministério da Saúde. 

Relacionadas

Rio de Janeiro (RJ) 19/10/2024 - Hospital dos Servidores do Estado
Foto: FACEPE/Divulgação

Hospital dos Servidores do Rio deverá se tornar hospital universitário

Entenda o impasse na gestão do Hospital Federal de Bonsucesso

Edição:

Sabrina Craide


Compartilhar