Ministério das Cidades conhece serviço de transporte coletivo para crianças com autismo
7 de agosto de 2023Veículos possuem adaptações especiais como elevador, tablets e abafadores de som nos bancos
Jequié (BA) – O Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana conheceu na sexta-feira (28), em Jequié (BA), uma iniciativa no transporte público coletivo para atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O diretor do Departamento de Regulação da Mobilidade e Trânsito Urbano, Marcos Daniel, foi o representante do Ministério na ação.
A Cooperativa de Transportes Borda da Mata – COOBMA, que atua na cidade, fez a entrega de um ônibus com adaptações inéditas para o transporte das crianças e suas respectivas mães e acompanhantes. O veículo possui ar condicionado, elevador, tablets, abafadores de som nos bancos e wi-fi, além de identidade visual interna e externa. O serviço será ofertado de forma gratuita e conta com o apoio da Associação de Pais e Amigos do Autismo da cidade.
Além do ônibus adaptado, foi entregue uma frota de mais 13 ônibus urbanos, por meio de parceria entre prefeitura municipal e a COOBMA. Também foram apresentados os equipamentos embarcados para bilhetagem e demais itens de garagem necessários para a operação dos veículos da frota pública. A ação visa retomar o serviço de transporte coletivo no município, que sofreu com a crise da pandemia do COVID-19 e posterior aumento dos custos dos insumos, tendo sido retomado por meio do trabalho da cooperativa local.
O ministério participou do evento a convite da Federação Nacional dos Permissionários, Concessionários, Autorizatários e Trabalhadores Autônomos do Transporte Público Alternativo, Opcional, Complementar e Suplementar (Fenatral). O diretor Marcos Daniel destacou a importância do trabalho realizado. “Por meio da Fenatral, entidade que participa do Fórum Consultivo de Mobilidade Urbana conhecemos essa bela iniciativa que surgiu junto aos trabalhadores de uma cooperativa de transporte público”, disse. “É fundamental garantir o direito ao transporte considerando a acessibilidade e a necessidade da população local. Esperamos que iniciativas como estas possam incentivar o poder público e o setor privado a tornar o transporte mais inclusivo em todo país.”
Fórum Consultivo de Mobilidade Urbana
O Ministério das Cidades preside o Fórum Consultivo de Mobilidade Urbana, colegiado que tem como função assessorar a Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana em ações relacionadas às políticas públicas de mobilidade urbana.
Os trabalhos do fórum podem ser conhecidos neste link.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades