Ministros brasileiros integram comitiva do governo em Nova York

Ministros brasileiros integram comitiva do governo em Nova York

19 de setembro de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Delegação brasileira nos EUA cumpre agendas à margem da Assembleia-Geral da ONU, que ocorre nesta terça-feira (19)

Uma comitiva do Governo Federal está em Nova York para acompanhar as agendas da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas, que terá início nesta terça-feira (19/09). Um dos protagonistas nas discussões climáticas, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, abre o evento e contará com mais sete ministros brasileiros representando o País em outros painéis e iniciativas que permeiam a agenda internacional.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, fará encontros bilaterais com outros chanceleres e deve participar de reuniões de alto nível, como G4, L.69, Brics, Mercosul e Grupo de Contato de Chanceleres da América do Sul, além de debate aberto do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

A ministra Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, participará de eventos oficiais na Organização das Nações Unidas, encontros com investidores, acadêmicos e sociedade civil, e de reuniões bilaterais e temáticas com ministros e autoridades de outros países. Entre eles: a Cúpula para Ambição Climática, seminário na bolsa de valores, reuniões ministeriais preparatórias para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP28), reunião de ministros de meio ambiente do Basic e do subcomitê de meio ambiente e mudança do clima da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban) e palestra na Universidade Columbia.

Além de integrar os debates da Climate Week, um dos principais eventos do calendário global de ações climáticas, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também participará do agenda entre Lula e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na quarta-feira (20/09), e terá encontros com especialistas e representantes de outros governos.

Luiz Marinho, ministro do Trabalho, também estará presente no evento com o presidente Biden e fará reuniões com representantes de entidades multilaterais e participará do Diálogo Tripartite sobre Prioridades para Ação Nacional e Cooperação Internacional, promovido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, vai participar da Assembleia Geral para discutir assuntos considerados prioritários pelo governo brasileiro, como a cobertura universal de saúde, preparação e respostas a futuras pandemias, e a necessidade de ações coordenadas para o fim da tuberculose. Ela também terá reuniões bilaterais em Nova York e em Washington, onde participa de reunião do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, participa de eventos promovidos pelo Pacto Global da ONU, voltados principalmente para o tema da igualdade salarial entre mulheres e homens. Ela também cumprirá agenda com a primeira-dama Janja Lula da Silva, como o “Encontro de Mulheres Elas Lideram”, e fará uma visita ao Consulado-Geral do Brasil, onde são recebidas mulheres brasileiras em situação de violência.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, representará o Brasil no Diálogo de Líderes da Cúpula dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, manterá encontros com a sociedade civil brasileira para discutir os temas dos ODS e a participação social, e realizará reuniões de trabalho com altas autoridades da ONU, a exemplo do USG for Policy, Guy Ryder.

Também compõe a delegação o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta. Outros cinco ministros e representantes de ministérios, que não fazem parte da delegação oficial, também estão nos Estados Unidos cumprindo agendas oficiais. São eles: a ministra da Cultura, Margareth Menezes; a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; o ministro das Cidades, Jader Filho; o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; e a secretária de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento do Ministério do Planejamento, Renata Amaral.

Agência Gov


Compartilhar