Modelo associativista da Farmarcas cresce 27,62% em maio
1 de julho de 2022A administradora de redes associativistas de farmácias Farmarcas (atualmente o quarto maior grupo do varejo farmacêutico do país) fechou o mês de maio de 2022 crescendo em faturamento 27,62%, em uma comparação dos últimos 12 meses como o mesmo período do ano anterior. Isso representa um crescimento maior do que 16 pontos percentuais em relação ao mercado, que cresceu no mesmo período 11,5%.
Esse resultado junto com um crescimento sustentável dos associados mostra os acertos das estratégias inovadoras que estão sendo tomadas. O faturamento das farmácias nesse período foi de 5,5 bilhões de reais, sendo que no período anterior esse foi de 4 bilhões de reais. Atualmente a Farmarcas é composta por 1.337 farmácias de onze redes: AC Farma (53 lojas), Bigfort (53), Entrefarma (108), Farma 100 (14), Farmavale (19), Maestra (14), Mais Farma (19), Maxi Popular (90), Megapharma (5), Super Popular (38) e Ultra Popular (921).
Com farmácias em quase todo o país a Farmarcas consegue manter um alto padrão de serviços prestados para essas lojas graças a um processo agressivo de digitalização, capaz de surpreender até as iniciativas mais bem sucedidas dos principais players do varejo.
Um dos grandes motivos para o crescimento da rede é o processo de digitalização dessas farmácias é bastante amplo envolvendo consumidores, lojistas associados, parceiros e os próprios processos da central administrativa e os resultados obtidos recorrentemente pela Farmarcas prova de que a estratégia está sendo muito bem-sucedida.
“Estamos sempre colhendo frutos de um planejamento muito bem-feito e que pensa também no longo prazo. Fato é que, mesmo diante uma crise econômica muito severa, os faturamentos de nossas redes aumentaram. Nós não tivemos nenhuma queda, pelo contrário, crescemos acima da média e continuamos evoluindo normalmente “, analisa do presidente da Farmarcas Edison Tamascia.
Os pilares que possibilitam o crescimento da Farmarcas são claros: fortalecer o relacionamento com parceiros, indústria, distribuidores e prestadores de serviço, acelerar a jornada digital do cliente, do associado e dos processos internos, melhorar a comunicação e criar o canal de capacitação do empresário e seus colaboradores, manter a certificação do GPTW – Great Place to Work e continuar sendo a melhor empresa para se trabalhar em sua categoria, além de proporcionar satisfação aos associados em relação às entregas da Farmarcas.
“Tudo o que diz respeito ao nosso planejamento estratégico e sua execução está organizado de acordo com uma série de rituais e processos”, afirma Paulo Costa, Diretor Geral da empresa.
O resultado é um crescimento consistente para todo o grupo e uma busca cada vez mais pelo uso desse modelo por muitos empresários. “Tem bastante gente interessada eu usar nossas bandeiras, mas a gente foi evoluindo muito no processo seletivo. Hoje, mais de 80% das nossas lojas são montadas por empresários que já têm uma farmácia nossa. Nós não temos essa preocupação de fazer abertura desenfreada de lojas, assim aumentamos muito o nível de exigência sobre novos associados”, explica Ângelo Vieira Diretor de Comunicação e Operações da Farmarcas.
Toda essa preocupação proporciona às lojas das redes diferenciais como padronização da apresentação e do atendimento, além de uma grande profissionalização dos gestores, o que faz com que o crescimento da rede seja natural e que as projeções para os próximos anos sejam bastante audaciosas, mas, possíveis.
DSOP Com,.