Mostra Cênica Resistências entra na reta final com teatro de sombras e objetos, comédia e drag sertaneja no feriadão
24 de abril de 2023Um dos mais importantes nomes do teatro de bonecos, formas e objetos, Grupo Sobrevento (SP) apresenta espetáculos ‘O Amigo Fiel’, para crianças, e ‘Escombros’, adulto, no Teatro do Sesi. Já a Cia. Boccaccione (Ribeirão) leva comédia à Swift. Clube do Lago recebe show de Ready Allor, Batalha de Rap, feira de economia criativa e solidária e outras atrações gratuitas
Um dos principais expoentes brasileiros do teatro de bonecos, formas e objetos, o Grupo Sobrevento, de São Paulo, é um dos destaques da Mostra Cênica Resistências, que entra na reta final nesta sexta e sábado (21 e 22 de abril). Toda a programação é gratuita e acontece em São José do Rio Preto. A trupe paulistana traz dois espetáculos no Teatro do Sesi, “O Amigo Fiel”, sexta, 10h, para crianças, com tradução em Libras, e “Escombros”, para adultos, com sessão dupla, às 17h e às 20h.
Em “O Amigo Fiel”, o grupo explora o teatro de sombras para criar atmosferas ora encantadoras, ora soturnas, ora vertiginosas, e utiliza bonecos feitos de galhos de madeira para representar os personagens da história, pessoas e animais que nos levam a um universo bucólico. Em um jardim seco, abandonado, duas mulheres e dois homens falam sobre a vida e sobre como plantar uma semente e cuidar de uma planta para que ela possa dar frutos. Falam sobre a importância de cuidar e de esperar, como se a vida pudesse voltar um dia àquele jardim. A proposta é uma comunicação intensa com a criança em uma relação poética e não didática, considerando a sensibilidade e a capacidade emocional desse público.
Já “Escombros” foi criado a partir da busca da relação entre objetos e memórias, com a colaboração das companhias francesas Théâtre de Cuisine e Théatrenciel. Entre as ruínas de uma casa, pessoas que perderam tudo falam do desabamento de um país e do que foi demolido com ele ou que o fez desmoronar, transitando sobre uma ausência de memórias e perspectivas. Objetos como portas, janelas, xícaras e outros são usados em tamanho natural, ao contrário das miniaturas que abundam no teatro de objetos. Terra seca, escombros e ruínas se estendem aos atores e aos objetos, cobertos de barro seco e figurinos endurecidos, secos e sujos, que completam a cena.
Swift
Na sexta, também tem teatro de rua com a peça “Ninguém Aguenta Mais – O QUE não CABE em mim cabe NA RUA”, da Cia. Teatral Boccaccione, de Ribeirão Preto, na Swift, às 20h. Livremente inspirada nas peças didáticas do dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898-1956), o espetáculo propõe reflexões sobre a necessidade de criar novos códigos para compreender os velhos e enrijecidos costumes. Adequando a pesquisa histórica à contemporaneidade, o grupo busca abordar a discussão sociopolítica atual sem perder a dimensão poética e estética do fazer teatral a partir da comédia.
Cabaré
Já no Clube do Lago, a programação do Cabaré da MADRE tem como destaque na sexta show da cantora sertaneja e drag queen Reddy Allor. Com seu talento e carisma, a artista apresenta canções como “Paciência”, “Voz da Experiência” e “Tô Surtando”. Natural de Olímpia, ela é uma das campeãs do reality show “Queen Stars Brasil”, da HBO Max, apresentado por Pabllo Vittar e Luisa Sonza em 2022. A cantora representa o meio LGBTQIAPN+ dentro do universo sertanejo, de onde vêm suas raízes, e hoje é um dos nomes pioneiros dentro desse segmento.
Sábado, o Cabaré fecha a programação com o baile o The Ball Celebration, inspirado nos chamados ballrooms, movimento que celebra a diversidade surgido em Nova York na década de 1970. Haverá concurso em diferentes categorias e o link para inscrições está na bio da Cênica (@_cenica) no Instagram.
Mais Clube do Lago
Além do Cabaré da MADRE, o Clube do Lago recebe nesta sexta e sábado a Feira das Rosas – Feira de Economia Criativa de Sabores, Cores e Saberes, ambiente para trocas de conhecimento através de espaços formativos e da exposição e comercialização de produtos artesanais, alimentos, serviços e artes sob a ótica da democracia, além de ações verdes, intervenções artístico-culturais e microfone aberto. Na sexta, 18h30, uma das atrações é a Batalha de Rap, com a participação de DJ Tayan (SP), Ivi Mc (Uchôa), Mc BNE (Rio Preto), Mlk de Mel (SP) e Movimento Batalha do Braile (Rio Preto). A partir da frase “A Fome Também é Professora”, da escritora Carolina Maria de Jesus, eles farão versos improvisados propondo reflexões sobre nossa cultura alimentar pela temática da fome e da alimentação saudável.
O espaço também é palco do Asè, Preta Voz, com uma série de conversas permeadas por músicas, sempre às 17h30, em que pessoas convidadas partilham seus saberes e experiências a partir de temas relacionados à pretitude.
Formativas
Ainda é possível se inscrever em duas ações formativas da mostra, programadas para esta reta final e abertas a todas as pessoas interessadas. Uma delas acontece na sexta, das 9h às 16h, na Sede Cênica, com o Sobrevento, que coordena a oficina “Introdução ao Teatro de Objetos”. Na atividade, Sandra Vargas, uma das diretoras do grupo, apresenta princípios básicos dessa linguagem, buscando caminhos que permitam dar uma função poética ao objeto sem transformar a sua natureza.
E no sábado, das 11h às 13h, no Sesc Rio Preto, a atriz, performer, diretora teatral e pesquisadora das artes do corpo Fernanda Machado (SP) conduz o bate-papo “Apreciações Poéticas”. A partir de suas pesquisas práticas e teóricas, permeadas por questões de colonialidade, raça e gênero, ela propõe um panorama reflexivo sobre os espetáculos apresentados na mostra e a produção teatral contemporânea.
Ingressos
A retirada de ingresso é necessária apenas para os espetáculos do Teatro do Sesi, com reserva online pelo https://riopreto.sesisp.org.br/. Presencial, diretamente na bilheteria do teatro 1h antes da sessão.
Já para a oficina com o Grupo Sobrevento e para o bate-papo “Apreciações Poéticas” é necessário fazer inscrição pelo link https://bit.ly/FormativasMCR.
Para as demais atividades da MCR, o acesso é livre, sem necessidade de ingresso ou inscrição.
A Mostra Cênica Resistências é realizada pela companhia rio-pretense Cênica, idealizadora do projeto, em parceria com o Coletivo Primavera nos Dentes, Duo EU+TU e G.A.L. – Grupo de Apoio à Loucura, com apoio do Sesc Rio Preto, Sesi Rio Preto e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.
A realização é com recursos do Edital ProAC nº 34/2022, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
A mostra também conta com a contribuição do Centro Cultural Vasco, Cia. Arte das Águas e Prefeituras Municipais de Bálsamo, Ibirá, Mirassolândia e Urupês.
Serviço:
MOSTRA CÊNICA RESISTÊNCIAS
De 18 a 22 de abril de 2023 – São José do Rio Preto e região
Gratuito
Programação completa no site www.cenica.com.br
PROGRAMAÇÃO DE SEXTA E SÁBADO:
Sexta, 21
9h às 16h (com 1h de intervalo): Oficina Introdução ao Teatro de Objetos | Grupo Sobrevento (São Paulo)
Sede Cênica | Gratuito.
Público-alvo: Jovens marionetistas, artistas e estudantes das áreas de teatro, dança, artes visuais, cinema e vídeo, além de professores/as e pessoas interessadas em teatro.
Inscrições: https://bit.ly/FormativasMCR
10h: Espetáculo O Amigo Fiel | Grupo Sobrevento (São Paulo)
Após sessão, Apreciação Poética, com Fernanda Machado (São Paulo)
Teatro do Sesi | 50 minutos | Livre | Gratuito | 380 lugares | Retirada de ingresso 1h antes.
Sinopse: O espetáculo baseia-se no conto homônimo de Oscar Wilde. Por meio do Teatro de Sombras e bonecos construídos com galhos de árvores, propõe uma reflexão profunda sobre o cinismo, a tolerância, o individualismo e a amizade: questões, para o Sobrevento, muito importantes para as crianças de hoje, no Teatro de hoje.
Link do teaser: https://youtu.be/fYtAiJ7W2c0
15h às 22h: FEIRA DAS ROSAS – Quitanda Primavera
Clube do Lago | Livre | Gratuito.
Ambiente para trocas de conhecimento através de espaços formativos e da exposição e comercialização de produtos artesanais, alimentos, serviços e artes sob a ótica da democracia, além de ações verdes, intervenções artístico-culturais e microfone aberto.
15h às 17h: Intervenção Troco um Causo por um Conto | Daniel Viana (São Paulo)
Clube do Lago | Livre | Gratuito.
Sinopse: Um poeta se instala na rua com seu material de trabalho: uma mesa, duas cadeiras e uma máquina de datilografar, assim surge o convite para o público se aproximar e narrar suas histórias de vida. De imediato, o poeta transforma o depoimento compartilhado em poesia. O resultado é datilografado em guardanapos coloridos e entregue ao participante da atividade.
Ficha técnica: criação e atuação: Daniel Viana.
15h às 17h: Intervenção dois CAFÉS por uma MEMÓRIA | Geovanna Leite (São José do Rio Preto)
Clube do Lago | Livre | Gratuito.
Sinopse: A intervenção é um convite ao público para vivenciar a experiência da atriz Geovanna Leite com a pesquisa de saberes ancestrais culinários caseiros e, por meio desse estímulo, resgatar e compartilhar suas próprias memórias. Sentada à mesa com dois lugares, um café fresco e algumas amostras das receitas caseiras aprendidas com sua avó. A lousa, com o nome da performance, é o convite para espectador(a)(e) sentar e contar, em troca de um café e um quitute, alguma receita, memória afetiva ou segredo culinário ancestral.
Ficha técnica: Atuação: Geovanna Leite | Produção: Larissa Ruffato de Angeles.
17h30: ASÈ, PRETA VOZ – Conversa musical Resistência do Movimento Hip Hop | juny kp!, Taroba e Vera Lígia
Clube do Lago | Livre | Gratuito.
18h30: FEIRA DAS ROSAS – Batalha de rap A Fome Também é Professora | DJ Tayan, Ivi Mc, Mc BNE, Mlk de Mel e Movimento Batalha do Braile
Clube do Lago | 90 minutos | 14 anos | Gratuito.
20h: Espetáculo Ninguém Aguenta Mais – O QUE não CABE em mim cabe NA RUA | Cia. Boccaccione (Ribeirão Preto)
Após sessão, Apreciação Poética, com Fernanda Machado
Swift | 50 minutos | Livre | Gratuito.
Sinopse curta: Livremente inspirado nas peças didáticas do dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898-1956), o espetáculo propõe reflexões sobre a necessidade de criar novos códigos para compreender os velhos e enrijecidos costumes.
Link do teaser: https://youtu.be/JZrPEdistGE
21h15: FEIRA DAS ROSAS – Intervenção cultural popular Raízes | Companhia dos Santos Reis Garça Branca (Votuporanga)
Swif | Livre | Gratuito.
21h30: CABARÉ DA MADRE
Clube do Lago | 18 anos | Gratuito.
Preliminares | DJ Hárlen Felix
Abertura | Christina Martins, Deivison Miranda, E Su Mayê, Loren Lucca e Murilo Gussi
Memória | Loren Lucca
Show | Reddy Allor
After: DJ Zeh
Sábado, 22
11h às 13h: Bate-papo Apreciações Poéticas – Um panorama reflexivo | Fernanda Machado (São Paulo)
Sesc Rio Preto | Gratuito.
Público-alvo: Artistas, coletivos artísticos e pessoas interessadas
Inscrições: https://bit.ly/FormativasMCR
15h às 22h: FEIRA DAS ROSAS – Quitanda Primavera
Clube do Lago | Livre | Gratuito.
15h30: Intervenção Roda de Cantigas | Claudia Borges (Santa Fé do Sul)
Clube do Lago | Livre | Gratuito.
16h às 17h30: FEIRA DAS ROSAS – Oficina Arte que vem do lixo | Deivison Miranda (São José do Rio Preto)
Clube do Lago | Livre | Gratuito.
17h e 20h: Espetáculo Escombros | Grupo Sobrevento (São Paulo)
Após primeira sessão, bate-papo com o público. Após segunda sessão, Apreciação Poética, com Fernanda Machado (São Paulo)
Teatro do Sesi | 80 minutos | 14 anos | Gratuito | 60 lugares | Retirada de ingresso 1h antes.
Sinopse: Escombros trata da destruição, da ruína de pessoas, de relacionamentos, de valores, de um país e do mundo. Pessoas que perderam tudo vagam sobre escombros e tentam, apesar de toda a desesperança que paira no ar, compreender como tudo se perdeu sem que se dessem conta. E buscam recompor um mundo que desabou e, portanto, não existe mais.
Link do teaser: https://www.youtube.com/watch?v=g2ju6A3awvg
17h30: ASÈ, PRETA VOZ – Conversa musical Oralidade africana na arte – Yabás, Divindades do Candomblé | Duo EU+TU e Axé Dona Encrenca
Clube do Lago | Livre | Gratuito.
21h30: CABARÉ DA MADRE
Clube do Lago | 18 anos | Gratuito.
Preliminares | DJ Hárlen Felix
Abertura | Christina Martins, Deivison Miranda, E Su Mayê, Loren Lucca e Murilo Gussi
Memória | Murilo Gussi
The Ball Celebration
After: Hárlen Felix
Por Graziela Delalibera