Movimento crescente no país, Carlito propõe tarifa zero em Joinville
4 de outubro de 2024 Off Por Ray SantosFoto: Folha Metropolitana/Google
A mobilidade urbana é uma pauta urgente no mundo todo. Não apenas pelo trânsito cada mais caótico e pela crescente dificuldade de deslocamento das pessoas, mas pela necessidade de diminuição na emissão de gases poluentes.
A criação de alternativas ao carro é inevitável. Tendo em vista esse panorama, Carlito Merss (PT), candidato a prefeito de Joinville, quer instituir a tarefa zero no transporte público.
“Não consigo imaginar o futuro de Joinville sem um transporte coletivo rápido, acessível e confortável. É o caminho que as cidades inteligentes do mundo todo estão seguindo. E Joinville pode ser uma dessas cidades”, explica.
Para Carlito, o primeiro passo é a licitação do serviço na cidade. “Temos esse grande problema. Joinville é a única cidade de grande porte no país que não tem licitação.
Isso nos impede de avançar nesse tema tão importante”. Segundo o candidato, a licitação vai permitir a transformação do sistema na direção da baixa do valor da passagem, até avançar para a gratuidade.
Atualmente, mais de 100 cidades brasileiras já implantaram a tarifa zero. De acordo com Carlito, tomar essa pauta como de esquerda é ideia ultrapassada, já que municípios governados pela direita, como Balneário Camboriú, já adotaram a prática.
“Esse não é um assunto ideológico, mas tem a ver com a redução das desigualdades, com o acesso à cidade, em resumo, com a própria democracia”, conclui.
Assessoria de Imprensa
Alex Sander Magdyel
(47) 99130-5094