Movimento Open Everything é discutido em conferência de especialistas financeiros
15 de dezembro de 2022Painéis de gestores trazem integração do open insurance com o open banking e cultura open data como temas
São Paulo, 15 de novembro do ano 2022 – O fomento à abertura de dados pelas organizações já é uma realidade que proporciona produtos mais inteligentes e personalizados em diversas áreas. Esse foi o tema trazido na fala de Fernando S.C. Ferreira, responsável por Alliances & Channels Latam na Axway, líder em soluções de integração, durante o Open Finance Conference.
O especialista trouxe diversos exemplos para a conferência de como a cultura Open Data está evoluindo em direção à colaboração e à customização, não só no ecossistema financeiro e de seguros, mas também no de saúde ao trazer inovações nos protocolos, no de telecomunicações, com as operadoras virtuais, e até mesmo nos segmentos de energia e logística. Com tamanha integração entre os setores e o amadurecimento das APIs, as fronteiras entre tais ecossistemas vêm diminuindo, o que é bem-vindo pelos brasileiros, como revelou a pesquisa da Axway: 79% dos entrevistados no país consideram o Open Banking um movimento positivo.
Em termos de serviços para os usuários, Fernando mencionou como os bancos intencionam cada vez mais tornarem-se plataformas digitais abrangentes e mais convenientes, em que as suas APIs se tornam o produto central. Dentro do ecossistema de financial services já foram trazidos benefícios práticos, dentro do conceito de “embedded finance”.
O executivo também lembrou da importância da proteção de dados e regras claras para o consentimento do usuário, sempre em linha com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Para o chamado “open health”, o fluxo de consentimento deverá atentar para particularidades do segmento por envolver dados “sensíveis” de pacientes. Ele explicou como a Axway apoia o ecossistema de saúde nos Estados Unidos e Brasil através de protocolos específicos de intergração.
Mais especificamente no setor financeiro, colocar o cliente no centro, oferecendo produtos diversificados com os melhores preços, respeitando suas informações e estimulando a educação financeira também foram as tendências discutidas na conferência por líderes de empresas e instituições que inovam no setor de Open Insurance e de Open Finance. A expectativa é de que o desenvolvimento de um apoie o outro, como foi trazido no painel moderado por Claudio Maia, Líder de Open Finance na Axway Latin America, com participação de Chen Wei Chi, Innovation Lead e Líder de Open Finance na EY, Angel Sorane Andrade, Head de Arquitetura na Zurich Santander, e Eric Rocha, Superintendente de Tecnologia no Banco Safra.
Chen dividiu que enxerga a interoperabilidade entre Open Finance e Open Insurance como a possibilidade de uma visão mais completa sobre a vida financeira do usuário, conhecendo o dia a dia: como ele está protegido, como ele investe e como está seu crédito.
Do ponto de vista de Open Insurance, Angel também menciona o pioneirismo do Brasil na interoperabilidade, que já permite a saída da massificação dos produtos para uma maior personalização no segmento de seguros, trazendo mais poder para o cliente. Eric acrescentou como a tecnologia, no aspecto de segurança, traz mais possibilidades na perspectiva bancária, ampliando a experiência com o Open Finance na estratégia de APIs, possibilitando a mitigação de problemas.
Realidade há mais de um ano, Claudio apontou como o Open Finance já colaborou, para além dos seguros, com APIs nos segmentos cambial e de previdência. Tudo isso, como mencionado por Eric, incentiva a oferta de novos produtos, bem como facilita a comparação entre eles pelos clientes, aumentando assim a competitividade
no mercado.
O Open Finance Conference foi promovido pela Prensa e patrocinado pela Axway.
Sobre a Axway
A Axway permite que as empresas abram os dados com segurança (Open Everything), integrando e movendo dados em um mundo complexo de tecnologias novas e antigas. O software de integração de B2B orientada por API e o de MFT da Axway, refinados ao longo de 20 anos, complementam a Axway Amplify, uma plataforma de gerenciamento de APIs aberta que facilita a descoberta e a reutilização das APIs em várias equipes, fornecedores e ambientes na nuvem. A Axway ajudou mais de 11.000 empresas a desbloquear todo o valor de seus ecossistemas digitais existentes para criar experiências brilhantes, inovar com novos serviços e alcançar novos mercados. Saiba mais em axway.com.br.
G&A Com,.