Mulher tenta salvar mãe em carro e é arrastada durante enchente no interior de SP
8 de fevereiro de 2024Apesar do susto, mãe e filha saíram ilesas; caso ocorreu em São Carlos (SP)
Redação Terra Redação Terra
8 fev 2024 – 15h38
(atualizado às 16h05)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Uma técnica de enfermagem foi arrastada pelas águas durante uma enchente em São Carlos (SP), ao tentar resgatar sua mãe. Apesar do susto, ambas conseguiram escapar ilesas.
Mulher é arrastada por enxurrada ao tentar resgatar mãe em carro no interior de SP:
ASSISTINDO
Mulher é arrastada por enxurrada ao tentar resgatar mãe em carro no interior de SP
Jovem se emociona ao reencontrar cão que havia sumido em incêndios florestais no Chile #shorts
FC Cascavel se esforça, mas perde para o Athletico pelo Paranaense
Periquito-maracanã é resgatado com perna lesionada por linha de pipa
Uma técnica de enfermagem foi arrastada pelas águas de uma enchente, em São Carlos, no interior de São Paulo, ao tentar resgatar a mãe de 63 anos que estava dentro do veículo da família. Apesar do susto, as duas conseguiram escapar ilesas.
De acordo com a EPTV, afiliada da Rede Globo, a correnteza foi provocada pelo alagamento do córrego do Gregório, após uma intensa chuva na região. A Defesa Civil da cidade contabilizou 80 milímetros de chuva durante a tarde desta quarta-feira, 7. Grande parte do município sofreu com o alagamento, sobretudo o centro, onde o caso foi registrado.
Notícias relacionadas
Tempestade atingindo uma região de interior. Foto: Foto: Istock
Inmet emite alerta de tempestades e granizo no Sudeste, e chuvas intensas no Norte e Centro-Oeste
Inmet emite alerta vermelho de “grande perigo” para diferentes regiões no país por causa das chuvas e tempestades (Imagem: Inmet) Foto: Canaltech
O que causa a onda de tempestades, chuvas e enchentes no Brasil?
Alagamento no Complexo da Pedreira, Zona Norte do Rio de Janeiro, após chuvas que atingiram a capital fluminense e a região metropolitana em meados de janeiro de 2024 Foto: DW / Deutsche Welle
Como as chuvas se transformam em enchentes
As imagens exibidas pela emissora mostram Glória Daiana Amatto agarrada a um poste, na Avenida Comendador Alfredo Maffei, onde a água tomou conta. A mãe dela, Ângela Maria Amatto, estava dentro de um carro preto, que aparece no canto esquerdo do vídeo.
Foto: Reprodução/EPTV
Em dado momento, o veículo é arrastado pela correnteza, e, a pé, a filha tenta enfrenta e corre atrás do veículo. No entanto, outro automóvel vem em sua direção, também levado pela água. Ela se assusta e solta do poste, momento em que é arrastada pela enxurrada.
A mulher foi salva pelo funcionário de um estabelecimento da região.
“No que eu soltei, eles me pegaram aqui, na comporta. Eu estou toda machucada. O carro parou aqui com a minha mãe dentro, graças a Deus. Quando eles me puxaram para dentro, que eu estava pedindo para Deus, para tirar minha mãe, a sirene (de emergência) tocou”, relatou.
“A hora que eu vi a minha filha salva ali, falei: ‘deixa o resto’. Bens materiais a gente supera, agora a vida… Estamos aqui”, declarou a idosa.
Chuvas em São Carlos
De acordo com a prefeitura de São Carlos, em apenas 15 minutos choveu mais de 70 mm, o equivalente a 35% da média estimada para todo o mês de fevereiro, que é 200 mm. Diversos pontos de alagamento e interdição foram registrados, especialmente na rotatória do Cristo e na baixada do mercado municipal, no Centro.
Comerciantes tiveram lojas invadidas pela água e a correnteza e o vento forte também arrastaram veículos e motos. Ainda segundo a administração municipal, não foram registradas vítimas até o momento.
De acordo com Pedro Caballero, diretor da Defesa Civil, é possível que São Carlos receba mais chuvas intensas nesta quinta-feira, 8.
“A previsão para o mês de fevereiro é de, pelo menos, 200 mm. A chuva começou às 13h18 e até às 18h registramos 80 mm, porém tivemos um pico de 70 mm em 15 minutos no início da tarde (de quarta)”, informou à prefeitura.
+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!
Fonte: Redação Terra