Nacho Cornejo é o mais rápido das motos na 12ª etapa do Rally Dakar 2023
14 de janeiro de 2023Nacho Cornejo, piloto da equipe Monster Energy Honda, na 12ª etapa do Rally Dakar 2023. Crédito: Monster Energy Honda Team
Shaybah (Arábia Saudita) – José Ignacio “Nacho” Cornejo foi o mais rápido das motos na 12ª etapa do Rally Dakar 2023, com a Honda CRF 450 Rally. A sexta-feira (13/1) foi marcada pela segunda parte da maratona no deserto Empty Quarter – formato de disputa que não permitiu auxílio mecânico externo. O desempenho do piloto chileno representa a segunda vitória da equipe Monster Energy Honda em etapas nesta edição da prova na Arábia Saudita.
A 12ª etapa incluiu especial (trechos cronometrados) de 185 quilômetros de altas velocidades, mesclando dunas e trilhas rápidas em terreno arenoso, além de 188 km de deslocamentos. Outro representante da Monster Energy Honda, o chileno Pablo Quintanilla ocupou a sétima posição no dia, com uma diferença de 3min06s para Cornejo. Já o francês Adrien Van Beveren foi o nono do dia, 3min16s atrás do líder da etapa.
Desta forma, Quintanilla manteve a quarta posição na classificação geral (14min45s de diferença para o ponteiro). Van Beveren segue em quinto lugar (16min14s para o líder), bem como Cornejo na oitava colocação da tabela (23min14s para o líder).
A prova tem a Arábia Saudita como sede pelo quarto ano consecutivo e traz roteiro total de cerca de 8 mil km – mais de 4 mil deles de trechos contra o relógio. A disputa, que teve largada nas praias do Mar Vermelho, no último dia 1º, termina nas areias do Golfo Pérsico, em Damman, no dia 15 de janeiro.
Confira o que disseram os representantes da equipe Monster Energy Honda:
Ruben Faria (Diretor geral da equipe Monster Energy Honda) – “A etapa maratona terminou e superamos com muita determinação o terreno difícil do Empty Quarter. Todos os nossos pilotos voltaram seguros e as motos Honda CRF 450 Rally também chegaram em ótimas condições – agora serão revisadas para a penúltima etapa. Os dias vão ficar mais curtos em termos de especial à medida que nos aproximamos do fim deste Rally Dakar, portanto amanhã é mais um dia decisivo para nós. Estamos lutando para subir na classificação geral e isso ficou claro hoje. O Nacho teve um ótimo desempenho, estamos felizes com mais uma vitória em etapas. A equipe está unida e forte para os dois últimos dias”.
José Ignacio “Nacho” Cornejo #11 – “Hoje fiz uma boa etapa, bastante sólida. Eu me senti muito bem na minha Honda CRF 450 Rally e tentei forçar o máximo que pude. Eu me diverti muito nas dunas. Ganhei uma etapa, o que é bom, especialmente para a minha confiança. Isso não influenciou no resultado geral, os competidores ficaram com tempos bem próximos hoje, então mantive o oitavo lugar da tabela. Vou continuar lutando nos últimos dois dias porque estamos no Dakar e tudo pode acontecer”.
Pablo Quintanilla #7 – “Antes de mais é importante dizer que fizemos dois dias de etapa maratona sem qualquer problema com as motos Honda CRF 450 Rally. Foi muito difícil atravessar o Empty Quarter e todos conseguimos. O terreno era superdifícil para as máquinas e para nós. Estou feliz por terminar mais um dia. A corrida ainda não acabou, então vamos manter o foco”.
Adrien Van Beveren #42 – “Hoje larguei atrás, mas não tinha tantas dunas para correr. A etapa foi mais curta e fui o mais rápido que pude. O Dakar nunca termina até que você cruze a linha de chegada, então vamos ver o que podemos fazer. Farei o meu melhor até o último metro, com certeza”.
Resultados – Rally Dakar 2023 / Arábia Saudita
Roteiro Rally Dakar 2023*
14/1 – Etapa 13
Shaybah / Al-Hofuf
Deslocamentos – 520 km
Especial – 153 km
Total do dia: 673 km
* O roteiro é fornecido pela organização do evento e está sujeito a alterações.
Mundo Press – Assessoria de Imprensa da Honda Racing Brasil
Jornalista responsável: Ângela Monteiro
Telefone: (11) 99628-2222
E-mail: angela@mundopress.com.br
Sala de imprensa virtual: Acesse