Negociando uma mudança de cidade com a empresa: dicas para trabalhadores

Negociando uma mudança de cidade com a empresa: dicas para trabalhadores

27 de abril de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Conheça os benefícios possíveis que podem ser oferecidos, reduzindo os custos para uma melhor adaptação no novo local

Crédito: iStock

Muitas pessoas acabam tendo que mudar de cidade por conta do trabalho. O trabalhador precisa saber que, em caso de transferência, ele não é forçado a aceitar, de acordo com a legislação trabalhista brasileira. No entanto, caso queira abraçar a oportunidade de morar em uma cidade diferente, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) aponta o que o empregador deve oferecer, como um adicional de transferência de 25% do salário.

No entanto, muitas vezes, o adicional não cobre todos os custos de uma mudança para outra cidade e até outro estado. É possível ainda negociar com a empresa benefícios que apoiem a mudança. Nada mais justo que quem vai mudar de cidade conheça para onde está indo se estabelecer. Assim, um dos pontos seria pedir para que a empresa pague por uma viagem para que se possa conhecer o local.

Também se pode negociar com a empresa para que cubram os custos da mudança. Caso vá levar móveis de uma cidade para outra, esse deslocamento pode sair bastante elevado. Muitas empresas oferecem por volta de dois salários para que o funcionário possa mudar de cidade. Já procurar por um imóvel para morar muitas vezes não conta com a colaboração da empresa, mas pode ainda assim ser negociado.

A empresa pode também ajudar no pagamento do aluguel. Geralmente há uma proposta para um determinado número de meses que a empresa irá contribuir para esse gasto. É importante que tudo esteja claro para que se saiba com o que a empresa irá apoiar e quais os custos que o funcionário terá que arcar com seu próprio salário.

Algumas empresas também apoiam viagens de férias para a cidade de origem. Há uma compreensão de que mudar de cidade não é fácil, e muitas delas estão abertas a oferecer uma ou mais viagens por ano para o local onde a pessoa morava antes. Esse é outro ponto que pode ser negociado.

Para se deslocar pela cidade, algumas empresas custeiam um carro ou pode-se também optar por um seminovo em João Pessoa, Salvador, Rio de Janeiro, ou seja, na cidade que tiver que morar para ter mais comodidade. Quanto mais fácil e ágil o deslocamento na nova cidade, mais fácil será a adaptação.

Outro aspecto da mudança são as pessoas ou animais que vão junto. Caso o cônjuge acompanhe, a empresa pode ajudar para que a pessoa consiga também um reposicionamento profissional na nova cidade. Os pets também não podem ficar para trás, e é possível também negociar o transporte do animal, principalmente se for feito por meio aéreo.

Luisa Pereira
Link Builder(11) 94869-2572animacao_logo_gif_2_1.gifselo%20melhores%20empresas%202022.pngselo%20exame.png

Compartilhar