Nextron inicia operação no Nordeste e Centro-Oeste para acelerar democratização de energia renovável no país
31 de julho de 2023Climate tech pretende atingir a marca de 50 mil clientes até o final de 2023
A Nextron, climate tech com o propósito de democratizar o acesso às fontes de energia renováveis para a população brasileira, segue o plano de ampliar sua área de atuação dentro do território nacional. Isso porque a companhia acaba de oficializar a sua expansão para as regiões Nordeste e Centro-Oeste, mais especificamente nos estados da Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal. Até o final do ano, o objetivo da startup é atingir mais de 50 mil clientes no país, incluindo essas novas localidades e os estados em operação como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná.
De acordo com Ivo Pitanguy, CEO e fundador da Nextron, a expansão para as duas regiões visa simplificar aos consumidores o acesso à energia mais barata e renovável, sem que haja a necessidade de instalação de placas solares na residência ou em pequenos comércios.
“O Nordeste é responsável por cerca de 15% do PIB e 30% da população nacional. Mais do que isso, a região conta com um nível de irradiação solar muito alto em comparação com o restante do país. No entanto, as capitais estão muito desenvolvidas e cresceram verticalmente nos últimos anos. Assim, não há muita disponibilidade para instalação de painéis solares nos centros urbanos”, relata. “A Nextron chega para preencher essa lacuna e oferecer a oportunidade de economia na conta de luz para os habitantes da região”, complementa o empreendedor.
Ainda segundo Pitanguy, para acelerar a expansão do Nordeste, a Nextron fechou um acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), dos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, visando acelerar o relacionamento com os clientes locais.
Já no Centro-Oeste, de acordo com o CTO e fundador da Nextron, Roberto Hashioka, a expansão representa uma oportunidade única para os produtores rurais, que poderão contar com soluções de energia limpa e eficiente para reduzir significativamente os custos da conta de luz. Mais do que isso, a empresa oferece ainda oportunidades de investimento em usinas renováveis, permitindo que os produtores diversifiquem seus negócios e contribuam para o desenvolvimento sustentável do agronegócio local. “Na região, fechamos uma parceria com a Amcham Brasil, uma comunidade corporativa destinada à construção de um networking estratégico entre empresas, visando também uma expansão ágil”, acrescenta.
Autonomia para os consumidores
Para assinar os serviços da climate tech basta o interessado acessar o site oficial ou o app e selecionar a distribuidora de energia da área onde vive e, em seguida, declarar qual o tipo de imóvel que irá receber a energia limpa. Após isso, é necessário indicar o valor médio da conta de luz e o acesso aos dados de cadastro junto à distribuidora, para que a Nextron entenda a necessidade do cliente e consiga automaticamente conectá-lo com uma usina renovável de sua região. Vale ressaltar ainda que não há necessidade de obras para adesão à Nextron, pois o serviço não depende da instalação de placas solares no local.
A partir do momento em que isso é validado, é possível acompanhar as informações e o painel de controle da energia utilizada em tempo real. Outro ponto que chama atenção é que o sistema projeta quanto o consumidor consegue economizar num período de 12 meses, mostrando inclusive indicadores sustentáveis, como a quantidade de árvores salvas e de combustíveis que serão evitados nesse período.
Sobre a Nextron
Primeira climate tech do Brasil, a Nextron Energia tem o propósito de democratizar o acesso dos brasileiros às fontes de energia sustentável. Atuando como um marketplace, a marca usa a tecnologia a seu favor para disponibilizar um serviço de assinatura personalizado de acordo com o consumo de seus clientes, oferecendo uma economia de até 15% na conta de luz e experiência 100% fluída. Com sua plataforma simples, segura e totalmente digital, a marca projeta expandir suas operações para todo o território nacional em 2023.
Por João Sales Alves