O que é Data Analytics e por que usá-lo na sua empresa?
22 de setembro de 2022A coleta de dados para estratégias mais assertivas tem se tornado cada vez mais importante para as empresas
A tecnologia tem estado cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Principalmente devido à sua forma de consumo, que mudou drasticamente nos últimos anos, com o ingresso cada vez mais agressivo das empresas dentro do comércio online.
De acordo com uma pesquisa Webshoppers 46, realizada pela consultoria Nielsen|Q|Ebit, em parceria com a corretora de pagamentos digitais Bexs Pay, durante o primeiro semestre de 2022, ao todo, 49,8 milhões de brasileiros fizeram compras online, um aumento de 18% no mesmo período de 2021.
Por essa entrada dentro do mercado digital, as empresas têm recebido cada vez mais dados dos seus clientes como uma forma de melhorar seus processos. Mas como organizar essas informações de maneira que seja possível compor uma boa estratégia de marketing?
Para suprir essa necessidade do mercado, surgiu o Data Analytics, ou análise de dados, que consiste em explorar, transformar e analisar informações para que seja possível identificar tendências e padrões de consumo, visando dar às empresas o melhor caminho para a tomada de decisões.
Essa análise de dados consegue modernizar os processos, oferecendo soluções mais importantes e imediatas.
Isso não se restringe somente à compra e venda de produtos, mas ela auxilia outros nichos de mercado. Os sistemas de imobiliária aderiram bastante a essa técnica, dando uma seleção mais assertiva de imóveis para que os corretores apresentem para os seus clientes. E essa é somente uma das possibilidades desse serviço.
Como funciona?
A análise de dados pode apresentar três categorias de dados:
- Personal Data: São informações geradas através de dispositivos, como celulares, por exemplo;
- Social Data: Esses dados ajudam a definir o comportamento de um conjunto de pessoas, como interação das redes sociais;
- Enterprise Data: Eles focam especialmente nas operações financeiras.
Essas categorias auxiliam no desenvolvimento de algoritmos que facilitam na tomada de decisão. Além de ajudar no levantamento de algumas questões relevantes para o processo, como qual é a melhor data para investir na divulgação de produtos/serviços.
Como aplicar?
Para aplicar isso na sua empresa, atualmente, o mercado disponibiliza uma série de sistemas e aplicações especializadas em coletas de dados. Eles ajudam a integrar os algoritmos de Machine Learning, automatizar esse e outros recursos que auxiliam na mineração de dados brutos, para coleta de informações aproveitáveis.
Quais são as vantagens?
Essa implementação de serviços consegue trazer inúmeros benefícios para o negócio das empresas que conseguem implementá-la.
Entre eles, estão uma análise mais assertiva da concorrência, e como ela se comporta perante ao mercado, e possibilitar desenvolver estratégias que as superem. Também uma perspectiva mais completa do que os seus clientes gostam de ver nas redes sociais, podendo assim compor conteúdos que eles se engajem mais.
Também é possível desenvolver produtos/serviços que mais se adequem as necessidades dos consumidores, de maneira mais assertiva. E auxilia na previsão de faturamento mensal, permitindo planejamentos mais assertivos em longo prazo.
Por Luisa Pereira