Oftalmologistas alertam para o risco de cegueira em decorrência da retinopatia diabética

15 de novembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

O diabetes descompensado ou que não é tratado corretamente danifica os vasos sanguíneos da retina e compromete a visão

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, a retinopatia diabética atinge 150 mil pessoas por ano com idade entre 20 e 74 anos. O diagnóstico precoce com exames regulares de retinografia ainda é a melhor maneira de prevenir a doença, reforça a oftalmologista do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) Dra. Letícia Rubman.

Ainda segundo a especialista, além do acompanhamento clínico para o controle do diabetes é necessário que o paciente faça avaliações oftalmológicas com regularidade. “Um dos primeiros sintomas da retinopatia em pacientes com diabetes é a turvação visual. Em muitos casos, o diabético relata perda parcial ou total da visão e até sangramentos ou descolamento da retina.”, explica a especialista. Outro ponto de atenção é a falta de informação, que também leva os pacientes, incluindo os mais jovens e com diabetes tipo 1, a sofrer com a doença.

Campanha de Orientação e Prevenção do Diabetes

Nos dias 16 e 17 de novembro, das 8h às 17h, o Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) promoverá a campanha para diagnosticar e avaliar se servidores e beneficiários diabéticos que possuem algo tipo de complicação da doença. O evento é restrito aos usuários do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) e será realizado no térreo do Complexo Integralidade, com entrada pela Rua Pedro de Toledo, 1800.

Sobre o Iamspe
O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe) é o sistema de saúde do servidor público estadual. Com uma rede de assistência própria e credenciada presente em mais de 100 municípios, o Iamspe oferece atendimento a 1,3 milhão de pessoas, entre funcionários públicos estaduais e seus dependentes.

São mais de duas mil opções de atendimento no Estado, incluindo hospitais, clínicas de fisioterapia, médicos e laboratórios de análises clínicas e de imagem, além de postos de atendimentos próprios no interior, os Ceamas, e o Hospital do Servidor Público Estadual, na Capital. O Iamspe é um órgão do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Orçamento e Gestão.

Assessoria de Imprensa – Iamspe


Compartilhar