Ônibus com brasileiros deixa abrigo na escola em Gaza e chega em cidade que faz fronteira com Egito

Ônibus com brasileiros deixa abrigo na escola em Gaza e chega em cidade que faz fronteira com Egito

14 de outubro de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Uma escola serviu de abrigo para 19 brasileiros no norte de Gaza nesses últimos dias tensos de ataque de Israel, na cidade de Khan Yunis, após negociações do governo brasileiro, que fretou um ônibus para levar essas pessoas para Rafah na fronteira com o Egito, onde de lá chegariam ao Cairo onde um avião espera para a repatriação no Brasil, teve atrasos na viagem que seria por volta de 12:00 horas (horário local) em função de ataques de Israel.

O trajeto que é entorno de 25 quilômetros, e que levaria cerca de 30 minutos na normalidade, durou cerca de duas horas.

O ônibus deveria ter saído por volta das 11h30, no horário de Gaza (5h30 horário de Brasília), mas a partida foi adiada em algumas horas por conta de novos bombardeios.

Outros ônibus que deveriam transportar cidadãos estrangeiros de outras nacionalidades também adiaram a partida.

Os brasileiros vão aguardar no prédio de uma família brasileira que mora em Khan Yunis até que seja dado o sinal verde pelas autoridades de Israel e consigam sair da Faixa de Gaza.

De acordo com o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, ainda não há data prevista para essa travessia. De Rafah, 22 brasileiros irão para um aeroporto onde serão resgatados por um voo da Força Aérea Brasileira (FAB). Do total de 22 pessoas que desejam evacuação, 14 são crianças, 8 são mulheres e 6 são homens adultos.


Compartilhar