ONU cobra medidas de governos para frear mudanças climáticas
20 de setembro de 2023As Nações Unidas apresentaram relatório elaborado por 14 especialistas de diferentes países, entre eles, a presidenta da Capes, Mercedes Bustamante
Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) chama a atenção para a necessidade de governos adotarem políticas sinérgicas para enfrentar as crises climáticas e promover ações relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O documento apresenta medidas que os países devem tomar para melhorar os resultados de suas iniciativas.
De acordo com o relatório, as evidências indicam fortes consonâncias entre as ações contra os efeitos das mudanças climáticas e a favor metas dos ODS. “O avanço de um leva à melhoria do outro”, aponta o documento. Um dos exemplos apresentados é o de que o acesso universal à energia elétrica na região da África Subsaariana até 2030 exigiria um investimento anual de US$ 27 bilhões, mas sem uma política climática consumiria US$ 6 bilhões adicionais.
Os fatores que dificultam as ações mais sinérgicas, segundo o documento da ONU, estão relacionados à falta de informações, aos acordos políticos e às crises econômicas. O relatório recomenda que haja uma maior coordenação em nível nacional para melhor integrar as políticas climáticas e os ODS. “Maximizar as sinergias entre a ação climática e os ODS nunca foi tão urgente”, afirmou Li Junhua, subsecretário-geral da ONU para os Assuntos Econômicos e Sociais.
Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)