OS PILARES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL FUNDAMENTAIS PARA OS NEGÓCIOS TEREMGANHOS DE RECEITA

OS PILARES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL FUNDAMENTAIS PARA OS NEGÓCIOS TEREMGANHOS DE RECEITA

23 de junho de 2024 Off Por Ray Santos
Compartilhar

  • Por Lilio Rocha – Foto: TIInsid/Google

Não é novidade que a inteligência artificial se tornou um dos meios
fundamentais para impulsionar ganhos de receita em muitos negócios nos mais
diversos setores nos últimos anos.

De acordo com dados de uma pesquisa do
McKinsey Global Institute, essa tecnologia pode gerar de US$ 2,6 trilhões a
US$ 4,4 trilhões em lucros corporativos anualmente em todo o mundo.

Por isso, investir em IA passou a ser uma prioridade estratégica para muitas
companhias que desejam ser mais eficientes, inovadoras e lucrativas.

Entre
as funções que ajudaram a popularizar a tecnologia, podemos destacar sua
capacidade de analisar grandes quantidades de dados, processando e extraindo
insights valiosos.

Além disso, ela também ajuda na criação de conteúdos
criativos dos mais diversos tipos, como imagens, vídeos, textos e
ilustrações; geração de códigos de software; automação de processos;
personalização; atendimento ao cliente, e otimização de recursos.

Todas essas funcionalidades, se bem utilizadas, possibilitam que as empresas
tomem decisões mais embasadas e estratégicas, reduzam custos operacionais e
aumentem a eficiência – o que permite alavancar os negócios de maneira mais
rápida.

Segundo o estudo “Scaling AI Pays Off, No Matter the Investment”,
realizado pelo Boston Consulting Group (BCG), a inteligência artificial é
capaz de impulsionar o aumento da receita das companhias em mais de 6%,
sendo que os investimentos contínuos na tecnologia podem elevar esse valor
para 20% ou mais.

Ainda de acordo com a pesquisa, as organizações líderes na adoção de IA
registram um aumento de 3% no lucro antes de juros e impostos (EBIT), o que
representa um aumento de quase 30% em comparação àquelas que não tem a
capacidade de intensificar a utilização dessa tecnologia.

Porém, é importante ter em mente que não basta adotar a IA para magicamente
os negócios melhorarem – é preciso fazer isso com inteligência, calma e
muito conhecimento.

O primeiro passo obrigatório é entender a fundo qual o
real problema da operação, ou seja, é preciso detectar onde estão os
gargalos nos processos produtivos da empresa.

Para citar alguns dos mais
comuns: falta de integração entre departamentos, falta de
manutenção/atualização de equipamentos ou sistemas, ausência de recursos
computacionais na execução das atividades, falta de investimento na
qualificação da equipe, negligência ou imprudência dos executores das
atividades.

A lista é extensa e, sem um mapeamento inicial, a aplicação da
IA não será efetiva e corretamente direcionada.

Só a partir disso será possível identificar no que ela pode ajudar
especificamente e como a equipe deverá ser treinada para implementá-la em
sua rotina operacional.

Por essas razões, é importante designar um time de
especialistas para executar tal mapeamento e compreender todas as
possibilidades da aplicação de IA em seus negócios, assim como os impactos
de tais aplicações nas operações e nas receitas de suas respectivas
empresas.

Grandes nomes do mercado como a Ford Motor Company, Walmart, JPMorgan Chase
& Co e Unilever, por exemplo, registraram resultados significativos e
aumento de receita com a implementação da inteligência artificial, mas isso
só foi possível porque elas adotaram uma postura estratégica e focada em
objetivos específicos.

É importante olhar para esses players não apenas com
a meta de chegar ao mesmo patamar, mas também entendendo quais passos eles
deram para isso e como traduzir para a realidade da sua companhia.

*Lilio Rocha é CRO da Samba, especialista em soluções digitais simples,
inteligentes e eficazes que impactam significativamente os resultados,
proporcionam vantagens competitivas e perpetuam com maturidade os clientes
no mercado.


Compartilhar