Os principais memes do vestibular no Brasil
21 de novembro de 2024Durante a preparação para o vestibular, os memes na internet são uma maneira de lidar com esse momento de forma mais leve, contribuindo para melhorar a rotina de estudos sem afetar a saúde mental
Foto: Reprodução/Freepik
A cultura dos memes se consolidou como uma das principais formas de comunicação na internet brasileira. Embora tenham o humor como foco, eles também ajudam a aliviar o estresse, principalmente em épocas de vestibular.
Os estudantes aproveitam as tendências atuais para compartilhar uma série de memes, seja para ganhar engajamento ou apenas divertir amigos.
De acordo com uma pesquisa do InstitutoZ, Instagram, TikTok e YouTube são as redes mais utilizadas pelos jovens para consumir esse conteúdo.
Com a proximidade dos exames para a entrada no ensino superior, o aumento de transtornos como estresse e ansiedade entre os candidatos torna os memes uma maneira de tornar a rotina mais leve de olho no grande dia.
A cultura dos memes e o alívio para o estresse dos vestibulandos
Com a popularização das redes sociais nos últimos anos, a geração Z transformou a internet em um ambiente repleto de memes.
Apesar do fenômeno causar desconforto para públicos mais tradicionais, ele tornou o meio digital mais dinâmico e divertido.
Usar o humor para lidar com situações estressantes serve como uma forma de defesa e ajuda a levar a vida de maneira mais leve.
Assim, o período de vestibulares se tornou favorável para divulgar piadas, principalmente por envolver um público mais jovem.
Exames para acesso às universidades, que têm grande impacto no futuro dos candidatos, geram preocupações que podem até afetar o desempenho no grande dia.
Os memes ajudam os estudantes a rir de si mesmo e da situação, fortalecendo a saúde mental para encarar os desafios.
Por outro lado, o candidato deve manter o foco na preparação por meio dos estudos.
Dessa forma, uma dica é utilizar o meio digital para desenvolver estratégias que melhoram a rotina, como resolver questões do ENEM de edições anteriores em algumas plataformas para avaliar o desempenho e entender onde é possível melhorar.
Principais temas dos memes do vestibular no Brasil
A criatividade dos brasileiros permite a criação de memes para todas as fases de preparação para o vestibular.
Dessa forma, alguns exemplos mostram como essa cultura é divertida e se adapta a diferentes situações.
Local de prova do ENEM
Foto: Reprodução/X
Nos últimos anos, o INEP costuma atrasar em alguns dias a divulgação dos locais de prova do ENEM, geralmente informados cerca de duas semanas antes do exame.
A demora gera apreensão entre os estudantes, mas muitos aproveitam a situação para criar memes.
Rotina de estudos
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Durante a preparação, muitos abrem mão de momentos de lazer em busca de um bom desempenho, e fazer piada com isso ajuda a aliviar o peso dessa decisão.
Um exemplo é o uso do famoso meme das expressões de Chico Buarque para retratar essa fase.
Saúde mental
Foto: Reprodução/Redes Sociais
A pressão por um bom resultado e a visão de que o futuro está em jogo são fatores que aumentam o estresse e a ansiedade no período do vestibular.
Brincar com essas questões alivia um pouco essa pressão, mas é importante procurar ajuda psicológica caso isso comece a afetar a rotina.
Questões do exame
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Logo após as provas, as questões abordadas costumam virar alvo de muitos memes. Depois de um exame cansativo, não há nada melhor do que relaxar e rir um pouco das piadas que surgem nas redes sociais.
Resultado das provas
Foto: Reprodução/X
Com o resultado em mãos, o grande momento de conhecer o desempenho também inspira memes, e é saudável brincar com a situação e entender que tudo faz parte do processo.
Afinal, sempre haverá outras oportunidades, se necessário.
O papel das redes sociais na disseminação dos memes
As redes sociais são, de longe, a principal plataforma para compartilhar memes na internet, com a interação entre os usuários por meio de curtidas, comentários e outros modos de espalhar o conteúdo, como nos retweets no X.
Assim, os memes alcançam milhões de estudantes pelo Brasil, com temas desde o local de prova até a divulgação dos resultados, com alguém sempre pronto para fazer uma piada sobre o assunto.
Por outro lado, é importante lembrar que a internet também pode impactar de forma negativa as interações.
Memes que envolvem machismo, racismo, homofobia e outros conteúdos ofensivos são considerados crimes e não têm espaço na sociedade.
O fato é que a força dos memes é tanta que até as provas têm abordado temas inspirados em brincadeiras populares.
Embora essa descontração seja saudável, é importante que os estudos continuem tendo espaço na rotina para garantir uma preparação adequada.
Além disso, é importante evitar distrações e a procrastinação causadas pela internet. Na medida certa, o humor pode trazer vários benefícios na rotina de preparação para o exame.
Alcindo Batista
Digital PR Coordinator
#1 Young Sheldon Fan
(21) 97305-3009
Transformando Marcas, Influenciando resultados!