Padre Júlio Lancellotti receberá medalha da Ordem do Mérito do Ministério da Justiça

Padre Júlio Lancellotti receberá medalha da Ordem do Mérito do Ministério da Justiça

29 de agosto de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Decreto determinando a distinção foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (29)

Reconhecido internacionalmente pela atuação em defesa dos direitos humanos e das pessoas em situação de rua, o Padre Júlio Lancellotti será condecorado com a medalha da Ordem do Mérito do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, no grau de Grã-Cruz. O decreto determinando a distinção foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (29).

 A medalha é concedida a pessoas que tenham prestado serviços relevantes ao país e aos brasileiros na área da Justiça e segurança pública. Lancellotti, de 74 anos, é coordenador da Pastoral do Povo da Rua de São Paulo, além de pedagogo e presbítero.

“Padre Júlio Lancellotti é um exemplo de brasileiro, preocupado com os direitos humanos e defensor das pessoas que mais precisam de atenção”, ressalta o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

O ministro lembra a agressão sofrida por Lancellotti no último sábado (26), quando um bilhete com ameaças foi deixado na porta da Igreja São Miguel Arcanjo, na capital paulista, onde exerce a função de pároco, devido a sua atuação junto à comunidade carente da cidade.

“No caso da ameaça, a princípio a competência legal para a investigação é estadual. De todo modo, vamos colher mais informações e estudar medidas cabíveis”, completa Dino.

O autor das ameaças já foi identificado e confessou ter deixado o bilhete na porta da igreja.

Ministério da Justiça e Segurança Pública


Compartilhar