Pecuária de Alto Desempenho debate estratégias de gerenciamento de propriedades, em Rondônia
Divulgação

Pecuária de Alto Desempenho debate estratégias de gerenciamento de propriedades, em Rondônia

22 de outubro de 2024 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Com foco no desenvolvimento e tecnificação da pecuária no Norte, a Bigsal | Trouw Nutrition realiza anualmente o Pecuária de Alto Desempenho. A edição deste ano, em Cacoal (RO), reuniu três palestrantes que apresentaram resultados técnicos, produtivos e econômicos relevantes para os criadores da região.

“Foi uma oportunidade valiosa para os pecuaristas se atualizarem sobre o mercado, além da discussão sobre novas tecnologias e compartilhamento de experiências. Todos saíram com a convicção de que, com planejamento, gestão eficaz e as ferramentas certas, é possível avançar positivamente, tendo propriedades ainda mais produtivas”, afirma Dermeval Flores, gerente regional de vendas da Bigsal | Trouw Nutrition.

A primeira palestra, conduzida pelo médico-veterinário Hyberville Neto, teve como tema “Expectativas do Mercado do Boi Gordo”. O especialista destacou a importância de o produtor estar atento às oportunidades oferecidas pelos cenários econômico e climático. “Com a possível chegada do fenômeno La Niña, haverá impactos significativos na produção de grãos e na disponibilidade de pastagens, o que demandará uma gestão ainda mais cuidadosa das propriedades. Além disso, o mercado de exportação continua sendo fundamental para escoar a produção e os pecuaristas devem estar preparados para enfrentar desafios, como valorização cambial e uma relação de troca mais exigente”, detalha Hyberville Neto.

A segunda palestra, intitulada “Gestão da Fazenda”, foi apresentada pelo zootecnista Welton Cabral, mestre em Ciência Animal e Doutor em Agricultura Tropical. Ele ressaltou a importância de alinhar as rotinas operacionais com o planejamento de longo prazo para evitar retrabalho, perdas e desgaste desnecessário. Cabral também alertou para a alta rotatividade de equipes e a falta de qualidade da mão de obra como fatores que impactam diretamente os resultados das propriedades.

“Não se trata apenas de oferecer tecnologia, mas também de ajudar os produtores a enxergarem suas propriedades como empresas com potencial para se tornarem referências regionais. Acredito que a parceria com a Bigsal promove mudanças significativas, transformando suas fazendas em empreendimentos lucrativos e sustentáveis”, disse o zootecnista.

O consultor técnico da Trouw Nutrition, José Neto, encerrou as discussões abordando estratégias de gestão para as fazendas. Segundo ele, é essencial que os produtores tratem suas propriedades como empresas, adotando práticas de gestão eficientes, compreendendo o mercado e buscando as melhores soluções para garantir resultados econômicos positivos. “Nós, da Trouw Nutrition, estamos sempre em busca de oferecer soluções personalizadas para os desafios do dia a dia de cada produtor, aliadas às informações e ferramentas disponíveis no mercado. E essa jornada não termina aqui. Continuaremos acompanhando a evolução das práticas assertivas nos sistemas pecuários, no mercado e nas tecnologias voltadas para a região. Ano que vem tem mais Pecuária de Alto Desempenho”, conclui José Neto.

Thiago Silva | Texto Comunicação Corporativa


Compartilhar