Pedidos de recuperações judiciais recuam 17% em setembro, mostra Serasa Experian

Pedidos de recuperações judiciais recuam 17% em setembro, mostra Serasa Experian

2 de novembro de 2024 Off Por Ray Santos
Compartilhar

  • Foram 196 solicitações requiridas no período;
  • Setor de “Serviços” segue responsável pelo maior volume de requisições (90).

Foto: arquivo

São Paulo, 29 de outubro de 2024 – Segundo os dados do Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, foram registradas 196 requisições de recuperações judiciais (RJs) em setembro, o que representa uma queda de 17,6% em relação ao mês anterior.

Em comparação com o mesmo período de 2023, houve alta de 44,1%. Confira a seguir o gráfico com os dados dos últimos 12 meses: 

“Embora tenha havido uma queda em setembro, o número de pedidos de RJs permanece elevado. Isso se deve às altas taxas de juros, que aumentam o custo do crédito e dificultam o pagamento das dívidas pelas empresas. A crescente inadimplência dos consumidores também impacta negativamente o fluxo de caixa das companhias, enquanto a dificuldade de acesso ao crédito restringe suas opções de financiamento. Além disso, a inflação reduz o poder de compra dos consumidores, diminuindo as vendas e afetando a saúde financeira dos negócios. Esses fatores combinados criam um ambiente desafiador, levando muitos CNPJs a recorrerem à recuperação judicial como uma forma de reestruturar suas dívidas e continuar operando”, explica o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

A análise mostrou, também, que a maioria das requisições de recuperações judiciais foram realizadas por empresas do setor de “Serviços” (90), seguido por “Comércio” (42) requisições. Em seguida, ficaram “Primário (41) e “Indústria” (23).

Veja, a seguir, o detalhamento desta visão: 

Na visão por portes, as solicitações de recuperação judicial foram lideradas pelas “micro e pequenas” empresas (MPEs), com 148 pedidos.

Os negócios de porte médio vieram em seguida (26) e, por último, os “grandes” (22). Confira na tabela a seguir o comparativo completo:

Falências também registraram queda em setembro 
Os pedidos de falências apresentaram redução de 9,0% na comparação com o mês anterior, com 91casos registrados em setembro. Já em relação ao mesmo período do ano passado, a alta foi de 26,4%.

As “micro e pequenas” empresas lideraram em número de requerimentos (64), seguidas pelas “grandes” (16) e “médias” (11). 

Serasa Experian ajuda empreendedores contra a inadimplência

Um dos principais motivos para as empresas terem dificuldade em pagar suas dívidas é por sofrerem inadimplência de seus próprios clientes.

Por isso, a ferramenta da Serasa Experian de Recuperação de Dívidas dos clientes possui todo um aparato de cobrança, negativação e ganho de eficiência com mais agilidade.

Tudo isso respaldado pela base nacional de negativados da Serasa Experian e que preza pelo bom relacionamento entre empresas e consumidores.

Mais informações estão disponíveis na página oficial da Serasa Experian.

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações Judiciais é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.

Você também lê esta notícia no site:https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude.

Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres.

Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos.

É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW.

Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

Pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares.

Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.

Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria.

Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.   

Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 22.500 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.

Equipe de Relações com a ImprensaAnderson Silva | (11) 3066 7777 | anderson.silva@edelman.comMaria Sossmeier | (11) 99402-6378 / (11) 97556-5011 | maria.sossmeier@edelman.comVictoria Bernardes | (11) 3066 7777 | victoria.bernardes@edelman.comBruna Leone Romancini | (11) 96688-8007 | bruna.romancini@br.experian.comViviane Garcia | (11) 97017-7591 | viviane.garcia@br.experian.com


Compartilhar