Pesquisa Abrasel revela cenário favorável e expectativa positiva para o mês de dezembro em MS

Pesquisa Abrasel revela cenário favorável e expectativa positiva para o mês de dezembro em MS

13 de dezembro de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Pesquisa Abrasel, realizada com empresários de bares e restaurantes de Mato Grosso do Sul, revelou que o setor continua em situação favorável, se comparado aos outros estados, com expectativa de aumento no faturamento para o mês de dezembro.

46% dos entrevistados revelaram ter tido lucro em seus negócios, enquanto 34% afirmaram ter ficado em equilíbrio e 20% em prejuízo no mês de outubro. Nacionalmente, 36% tiveram lucro e 41% ficaram em equilíbrio, enquanto que 23% dos bares e restaurantes trabalharam com prejuízo.

O cenário favorável tem criado expectativas positivas para o mês de dezembro. “O último mês do ano é sempre um dos melhores, e somado aos bons números que temos tido, fez com que 59% dos empresários que responderam à pesquisa tenham revelado expectativa em aumento de faturamento em dezembro. É, sem dúvidas, uma excelente notícia para o nosso setor”, pontuou o presidente da Abrasel MS, João Francisco Denardi.

A pesquisa também abordou a questão do pagamento do 13º salário dos funcionários. A boa notícia é que a ampla maioria (87%) dos bares e restaurantes irá pagar o salário extra sem atraso, ou em duas parcelas (76%) ou em parcela única (11%). Apenas 9% terão alguma dificuldade para pagar o 13º no prazo.

O presidente da Abrasel MS lembrou que os benefícios que o setor recebeu do governo do Estado ainda fazem a diferença. “Com certeza, os números melhores que apresentamos em relação ao restante do país tem a ver com os benefícios fiscais concedidos pelo Governo Estadual, que dão um fôlego aos empresários. Em 2024, o setor conta com o apoio do Governo para prorroga-los”.

O endividamento do setor continua sendo uma preocupação. Segundo a pesquisa, 35% dos estabelecimentos dizem ter dívidas em atraso. Dentre esses, 82% acumulam débitos relacionados a impostos federais, 68% impostos estaduais, 25% serviços públicos, 36% encargos trabalhistas e 32% devem taxas municipais.

A pesquisa Abrasel ouviu 3.190 empreendedores de todo o Brasil, incluindo de Mato Grosso do Sul, entre os dias 24 de novembro e 01 de dezembro.

Bureau de Planejamento Assessoria de Comunicação

Ana Rita Amarilia 67 99814-4811

Marcia Scherer 67 99814-1763 


Compartilhar