Pesquisa demonstra que 90% dos brasileiros se interessam por alimentação sustentável
23 de janeiro de 2024Estudo do Grupo Sodexo revela hábitos de consumo dos brasileiros e o que buscam ao escolher uma alimentação melhor
São Paulo, janeiro de 2024 – Uma pesquisa mundial realizada pelo Grupo Sodexo, em parceria com o Instituto de pesquisas de mercado Harris Interactive, aponta que 90% dos brasileiros se interessam pela alimentação sustentável. Além disso, a eminente preocupação com o desperdício de comida é o principal motivo para 76% dos participantes da pesquisa buscarem esse tipo de alimentação. O estudo abordou resultados de quatro países, Estados Unidos, Brasil, França e Inglaterra, e possibilitou descobrir hábitos e respostas promissoras dos consumidores brasileiros.
O estudo foi realizado entre 26 de junho e 11 de julho de 2023 e obteve 5.000 respondentes nos quatro países, sendo 1.525 de origem brasileira. Nele, é possível verificar que as novas gerações, de 25 a 34 anos, estão mais engajadas no assunto, representando 82% dos entrevistados. De modo geral, enxergam a alimentação sustentável como uma opção que traz mais benefícios à saúde (46%) e auxilia nas economias domésticas (35%).
No Brasil, 60% dos respondentes demonstraram estar preocupados em investir em produtos locais, 49% na redução do consumo de fast food e 46% em evitar embalagens plásticas. Ademais, entre os entrevistados que se mostram muito dispostos a fazer mudanças em sua alimentação, normalmente são em pequenos hábitos ou algo que ocasionalmente já costumam fazer, como evitar o consumo de carne, optando por ovos ou queijos.
A alimentação sustentável engloba um conjunto de práticas que garantem o menor impacto possível no meio ambiente e na saúde. O conceito inclui desde a oferta de alimentos saudáveis, nutricionalmente ricos, sem aditivos e conservantes, até o seu consumo e descarte, contribuindo com o impacto positivo na saúde global, em questões socioeconômicas e ambientais. Com isso, a pesquisa estimula a reflexão dos entrevistados sobre o comportamento em relação a sua alimentação, hábitos que estão dispostos a mudar e outros que estão fora de cogitação, além de ensinar maneiras para acabar com os costumes danosos tanto para o indivíduo quanto para o ecossistema mundial.
“É visível a dificuldade das pessoas em fazer mudanças significativas na alimentação, principalmente por conta da falta de informação ou questões socioeconômicas. Em um país com uma cultura rica e diversa de alimentos, que possibilita uma infinidade de opções e combinações, disseminar conhecimentos sobre alimentação saudável é fundamental para garantirmos que as próximas gerações se beneficiem e fomentem cada vez mais essa prática, além de ajudar no combate à fome e no uso consciente de recursos para a produção dos alimentos”, afirma Juliana Nobre, gerente de sustentabilidade da Pluxee Brasil, empresa do Grupo Sodexo, líder mundial em benefícios e engajamento para colaboradores.
Por fim, quando se trata de alimentação em casa, percebe-se que o brasileiro é muito atento à tabela nutricional dos produtos, ao impacto que eles causam no ambiente, à aparência e procedência dos ingredientes que compram nos mercados e que irão consumir. Já fora do lar, o estudo aponta alta busca por consumo mais saudável em locais como restaurantes (70%), escolas/universidades (70%) e eventos culturais/esportivos (61%).
Ações no Brasil
No intuito de ajudar ao ecossistema mundial e socioeconômico, nos últimos anos, a Pluxee apoiou diversas ações relacionadas aos seus negócios e propósito, como a iniciativa Stop Hunger, fundada por colaboradores e que globalmente visa impactar 100 milhões de pessoas por meio de ações de combate à fome e geração de renda em regiões ou comunidades vulneráveis.
Atualmente, em parceria com a Food to Save – foodtech sustentável que nasceu para revolucionar o desperdício de alimentos pelo Brasil, a Pluxee busca incentivar seus funcionários e consumidores a evitarem o desperdício de alimento, que além de gerarprejuízos ambientais e sociais, como a insegurança alimentar, se tornou um desafio econômico global.
“A Pluxee é a única empresa de benefícios credenciada como meio de pagamento nesta plataforma que agrega tanto valor para a sociedade. Os trabalhadores que recebem vale-refeição e vale-alimentação por meio dos nossos cartões podem aproveitar os descontos oferecidos na plataforma, ao mesmo tempo em que contribuem para evitar o desperdício de alimentos” afirma Fabiana Galetol, diretora executiva de Pessoas e Responsabilidade Social Corporativa da Pluxee.
Sobre a Pluxee
A Pluxee é a parceira líder mundial em benefícios e incentivos para trabalhadores, que abre um mundo de oportunidades para ajudar todos a aproveitarem mais do que realmente importa em suas vidas. Por meio de um portfólio completo de soluções inovadoras e digitais implantadas em 31 países, a companhia cria experiências significativas, envolventes e personalizadas para contribuir para o bem-estar dos indivíduos no trabalho e fora dele. Desde vale-refeição, vale-alimentação, vale cultura, vale presentes até soluções de bem-estar e mobilidade, os produtos e serviços são criados para trazer mais valor às pessoas.
A empresa contribui para amplificar o poder de compra e promover o bem-estar de mais de 36 milhões de consumidores em todo o mundo. Acompanha 500 mil clientes no desenvolvimento de relações mais significativas que melhoram o engajamento dos seus funcionários e simplifica a vida de 1,7 milhão de estabelecimentos todos os dias.
Apoiada na forte herança da Sodexo Benefícios e Incentivos, a Pluxee, com os seus 5 mil colaboradores, está empenhada em aumentar a sua influência como líder em responsabilidade social corporativa (CSR), proporcionando aos seus clientes, parceiros e consumidores os meios para fazerem escolhas mais sustentáveis e mais saudáveis todos os dias.
JeffreyGroup Brasil