Pesquisadores da Embrapa participam de mais uma edição do Fórum Duas Safras
11 de novembro de 2022Voltado para produtores da região da Campanha do Rio Grande Sul, foi realizada mais uma edição do Fórum Duas Safras, no dia 04 de novembro, durante a realização do Universo Pecuária, em Lavras do Sul (RS). O projeto Duas Safras é uma iniciativa da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), com a participação da Embrapa e de outras instituições e tem como objetivo principal aumentar em até 40% a produção agropecuária do estado, principalmente com o aporte de conhecimento e tecnologia ao setor. Na abertura do fórum, o Chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, ressaltou o desafio que o setor primário enfrenta em conciliar a necessidade de produção cada vez maior de alimentos com a preservação do ambiente, a rentabilidade dos produtores e a qualidade de vida no campo.
O primeiro painel do fórum abordou os cenários econômicos e mercadológicos da agropecuária gaúcha e contou coma participação do pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Vinícius Nascimento Lampert, o economista-chefe da Farsul, Antônio Luz, do representante da Associação Brasileira de Proteína Animal, José Eduardo dos Santos e Tarcísio Minetto, da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul. Segundo dados da Farsul, o setor agropecuário do estado vem crescendo com percentuais inferiores à média nacional, e o projeto Duas Safras tem como intenção justamente incrementar esse desempenho. Já Lampert ressaltou que, no caso da pecuária, é necessário aumentar a eficiência da atividade e, consequentemente, a produtividade e a rentabilidade do produtor. “Podemos ter resultados em curto prazo utilizando tecnologias já disponíveis que possibilitem, por exemplo, o aumento da eficiência reprodutiva das vacas e a diminuição do tempo até o abate dos animais”, afirmou Lampert.
Pesquisadores da Embrapa Trigo apresentaram alternativas para aumentar a renda com a safra de inverno. Segundo Renato Fontanelli, a Embrapa vem disponibilizando cultivares de cereais de inverno, tanto para uso como forrageiras ou para produção de grãos, que são opções que podem contribuir significativamente nos sistemas de produção do estado. “Temos por exemplo cultivares de trigo de duplo propósito, que vêm demonstrando ter um ótimo desempenho como forragem animal além de possibilitar uma renda com a comercialização de grãos também”, ressaltou o pesquisador. No terceiro painel foi abordado a produção de milho e sorgo para a região da Campanha, com relatos de produtores sobre as possibilidades com a utilização dessas duas culturas.
O quarto e último painel teve como tema a pecuária em sistemas integrados de produção. Segundo o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Danilo Sant’Anna, o avanço da agricultura na região nos últimos anos fez com que a pecuária fosse redesenhada. De acordo com o pesquisador, em sistemas integrados com pecuária e lavoura é preciso entender a propriedade como um todo, em que elementos diferentes se interrelacionam. “Nesse sentido é preciso uma visão sistêmica de planejamento, em que uma atividade contribua com a outra, ou seja, a fase pecuária traga benefícios para a agricultura e a lavoura também seja benéfica com a criação de animais que vem em sucessão”. Ainda no painel os produtores de Lavras do Sul, Carlos Wagner La-Bella e Adrovando Leão Borges Filho, da Fazenda P.A.B Labor, apresentaram um relato de um projeto que vem sendo desenvolvido na propriedade em sistemas integrados, a partir de uma parceria com a Embrapa, a Universidade Federal do Paraná e Universidade Federal Tecnológica do Paraná.
Por Fernando Goes