PetFriends visa se tornar líder na categoria pet food para produtos licenciados

PetFriends visa se tornar líder na categoria pet food para produtos licenciados

27 de setembro de 2023 Off Por Daniel Suzumura
Compartilhar

Com itens estampados com personagens da Mauricio de Sousa Produções, a projeção de crescimento se apoia na relevância da Turma da Mônica no Brasil

Santos, 27 de setembro do ano 2023 – Em 2022, a receita do varejo sobre produtos licenciados foi de R$ 22,1 bilhões, um crescimento de 5% em relação ao ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (ABRAL, São Paulo/SP). Dentro da ampla variedade de categorias desse mercado – que incluem desde brinquedos e roupas até alimentos e produtos de cuidados pessoais – os itens licenciados para o mercado pet no Brasil ainda são pouco explorados.  Os quatro primeiros segmentos do ranking nacional que mais utilizam parcerias, em ordem de grandeza, apontados pela associação são: confecção, papelaria, brinquedos e cuidados pessoais.

Tendo em vista este cenário, o Diretor Geral da PetFriends, Roberto Vituzzo, conta que a PetFriends (Santos/SP) buscou pelo licenciamento da Mauricio de Sousa Produções (MSP). Segundo ele, o mercado tem se mostrado bastante positivo ao longo dos anos. Como fruto dessa parceria, a empresa comercializa produtos dos segmentos de pet food e pet care para cães e gatos em todo o Brasil, com as estampas dos personagens icônicos dos quadrinhos nas embalagens.

Apoiados pela força das criações do desenhista Mauricio de Sousa, que hoje correspondem a mais de 200 licenciamentos e mais de 4 mil produtos conhecidos por mais de 93% dos brasileiros, a parceria em um primeiro momento, busca se tornar líder no segmento pet na categoria pet food. Esse setor representou 80% dos R$ 41,96 bilhões faturados em 2022 pela indústria pet brasileira, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet, São Paulo/SP). De acordo com o mapeamento, o mercado produziu 3,9 milhões de toneladas de alimento nesse período, 7,5% em comparação ao ano anterior.

No mercado desde setembro de 2021, o portfólio Turma da Mônica Pets conta atualmente com 43 produtos para cães e 8 para gatos, todos desenvolvidos por nutricionistas especializados que atendem a todas as exigências nutricionais diárias dos pets.

A partir deste ano, para acelerar o projeto de expansão e liderança de mercado para produtos licenciados, a PetFriends precisou se adaptar aos objetivos e se reestruturou. O primeiro passo foi colocado em prática no início do primeiro semestre, com a chegada do executivo Roberto Vituzzo, profissional com larga experiência no mercado pet, tendo atuado e liderado multinacionais do setor, para o posto de Diretor Geral da empresa. “Após esse anúncio, uma série de ações foram implantadas para alcançar o nosso objetivo. Em menos de seis meses, fizemos o lançamento de três novos sabores e apresentamos a linha de alimentação seca para cães no maior evento pet do Brasil. Além disso, ampliamos nossas operações com o lançamento da linha pet care, com produtos que marcaram a nossa entrada no segmento de saúde e bem-estar animal”, ressalta o Diretor Geral da PetFriends.

De acordo com Roberto Vituzzo, o projeto de expansão da empresa leva em consideração que 83% dos brasileiros já compraram produtos licenciados estampados com personagens da Turminha. “O selo Turma da Mônica, marca consolidada há mais de 60 anos no mercado, traz ainda mais confiança, credibilidade e segurança para os tutores e seus parceiros de quatro patas. Tendo em vista esse cenário bastante positivo, uma série de investimentos direcionada à estrutura, equipe e lançamentos permitirão alcançar o objetivo proposto o mais breve possível”, finaliza.

O Diretor Geral da PetFriends, Roberto Vituzzo * (Ft,. Principal), traz os detalhes para alcançar a liderança de mercado na categoria de produtos licenciados para pet food.

Sobre A PetFriends

Fundada em 2005, a PetFriends é uma empresa especializada na área pet food e pet care de produtos licenciados com os personagens da Turma da Mônica Pets. Sediada em Santos (SP) os produtos da PetFriends estão presentes em todo território nacional.

Sobre a Mauricio de Sousa Produções 

A Mauricio de Sousa Produções é uma das maiores empresas de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. A MSP investe em inovação e produz conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. A empresa é signatária dos princípios de empoderamento das mulheres, plataforma da ONU Mulheres e do Pacto Global. No licenciamento, trabalha com 200 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens. A presença da marca na plataforma YouTube já passou de 17 bilhões de views, sendo a maior audiência para Mônica Toy, conteúdo desenvolvido exclusivamente para esta plataforma; além do engajamento e interações orgânicos com os fãs em mídias sociais. Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo, com 450 títulos de livros e mais de 1,2 bilhão de revistas vendidas, ambos responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros.

Gira Com,.


Compartilhar