Plataforma de viagens aponta destinos asiáticos em alta
Foto: Divulgação

Plataforma de viagens aponta destinos asiáticos em alta

9 de setembro de 2024 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Consolidando tendência, China se destaca como 4° país mais visitado do mundo e inova com turismo nuclear

O turismo internacional em países asiáticos continua a crescer, consolidando a região como uma das mais procuradas pelos viajantes globais. Desde o fim da pandemia, Turquia, Japão, China, Taiwan e Tailândia avançam cada vez mais nos rankings de países preferidos por turistas. Em cinco anos, por exemplo, a Tailândia registrou um salto de 19% na chegada de viajantes internacionais. Considerando as viagens para a Ásia como uma tendência consolidada, o Hurb, empresa de tecnologia no mercado de turismo há 13 anos, apresenta alguns dos atrativos e diferenciais de quatro destinos orientais.

Segundo dados do World Bank Group, três países asiáticos se destacam entre os 10 mais visitados do mundo. A China se destaca com impressionantes 65,7 milhões de visitantes internacionais, enquanto Turquia e Tailândia atraíram 51,2 milhões e 39,8 milhões de turistas, respectivamente, refletindo o crescente interesse global por suas culturas, histórias, paisagens e culinária. Com descontos de 15% em hotéis selecionados, o Hurb oferece diárias em uma série de destinos internacionais, como nas capitais do continente.

Na China, com suas paisagens conhecidas por marcos históricos, como a Grande Muralha e a Cidade Proibida, o número de turistas não para de crescer. A nação asiática continua a despertar o interesse de visitantes com sua história e particularidades culturais, ao passo que a imagem do país entre turistas internacionais melhora significativamente com o passar dos anos.

Recentemente, a China inovou no campo do turismo, introduzindo o turismo nuclear como parte de sua estratégia para alcançar a neutralidade carbônica até 2060. Com a abertura de nove centrais nucleares ao público, o país tem em vista promover a aceitação da energia nuclear, desmistificando seus riscos e educando a população sobre seus benefícios como uma importante fonte de energia limpa.

Segundo a EuromonitorIstambul, a capital turca, foi a cidade mais visitada do mundo em 2023, superando polos turísticos ocidentais como Paris e Nova Iorque, por exemplo. Todavia, ainda que a maioria do país esteja no continente asiático, a capital é considerada território europeu. Essa localização facilita com que o país seja procurado pelos residentes de ambos. O destaque do país no ranking evidencia que, com sua fascinante mistura de culturas oriental e ocidental, a Turquia oferece uma combinação singular de história milenar e belezas naturais, e assim conquista seus visitantes.

Algumas das atrações turísticas mais procuradas pelos visitantes em Istambul são a Hagia Sophia, que já foi igreja, mesquita e agora é um museu impressionante; a Mesquita Azul, famosa por sua arquitetura e mosaicos de azulejos; e o Palácio de Topkapi, que oferece uma visão profunda sobre a história do Império Otomano.

Além disso, os visitantes se encantam com a Capadócia, com suas paisagens únicas de formações rochosas e balonismo ao amanhecer, e Pamukkale, conhecida por suas piscinas termais naturais formadas por depósitos de calcário branco. A costa turca também é um grande atrativo, com cidades como Bodrum e Antalya, que combinam praias a uma vida noturna agitada. Além disso, o Grand Bazaar, um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo, é um paraíso para os amantes de compras.

Tailândia, conhecida por suas praias paradisíacas, templos ornamentados e tradição milenar, conquistou 39,8 milhões de visitantes. O país oferece uma imersão única na cultura asiática, com atrações que vão desde os palácios reais até mercados flutuantes e ruínas antigas. 

Ademais, trata-se de um destino famoso por suas praias, sendo uma opção para quem busca viver um verão longe de algumas cidades europeias e brasileiras, que ficam lotadas. Para os surfistas, essa é uma viagem imperdível. Dentre as melhores praias para visitar durante sua visita, destacamos Maya Bay, Bamboo Island, Sunrise Beach e Hong Beach.

Fora do top 10, Coreia do Norte está em processo de reabertura para o turismo internacional. O país, que se isolou no início da pandemia de 2020, começou a flexibilizar as restrições em meados de 2023. Líder político do país, Kim Jong-un anunciou planos para reconstruir a infraestrutura turística do país, incluindo a renovação do aeroporto, a conversão de uma base militar em um resort de esqui, além da construção de novas ferrovias e hotéis para acomodar turistas estrangeiros, segundo a mídia estatal.

Assim como a China, que gradualmente tem superado antigas percepções negativas no cenário internacional, a imagem da Coreia do Norte também está passando por transformações. Mesmo diante de sanções econômicas e isolamento, o país tem se empenhado em melhorar sua reputação e atrair visitantes, oferecendo novas e exclusivas experiências turísticas. A estratégia reflete um esforço mais amplo para reposicionar o país no cenário global, buscando aumentar o interesse internacional por suas belezas naturais e marcos históricos, ao mesmo tempo que se adapta à demanda por novas conexões culturais e turísticas.

Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), a região da Ásia e Pacífico lidera o crescimento no turismo internacional desde 2005, superando todas as outras regiões do mundo. Dados recentes confirmam a previsão da Oxford Economics, mostrando um crescimento médio anual de 6% no número de chegadas internacionais na região, enquanto a média global é de 4%. Esse impulso de viagens é alimentado pelo crescimento econômico acelerado, pela expansão das conexões aéreas e pelos grandes projetos de infraestrutura na região. Com o crescimento constante do turismo e da economia na Ásia, a expectativa é de que a região continue a liderar o mercado global de viagens nos próximos anos.

Sobre o Hurb

imprensa@hurb.com

Empresa de tecnologia que atua no mercado de turismo há 13 anos, o Hurb leva brasileiros, todos os dias, para mais de 5 mil destinos nacionais e internacionais. Com sua plataforma online, que recebe mais de 50 mil acessos por dia, a companhia realiza a missão de potencializar viagens através da inovação. Para identificar as melhores oportunidades do mercado, a OTA investe continuamente em engenharia e automação de dados, além do relacionamento com os parceiros do setor. Desde 2022, já fez parte da viagem de mais de 1,6M de pessoas. A marca global, com escritórios em Portugal e no Canadá, escolheu o Rio de Janeiro como sede do negócio. 

Imprensa Hurb


Compartilhar