Prevenção de desastres ganham reforço na Região Metropolitana de Fortaleza (CE)

Prevenção de desastres ganham reforço na Região Metropolitana de Fortaleza (CE)

16 de novembro de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Entre os dias 6 e 10 de novembro, o Serviço Geológico do Brasil promoveu, para agentes da defesa civil, o Curso de Capacitação em Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco

Para contribuir com as ações de prevenção de desastres na Região Metropolitana de Fortaleza (CE), o Serviço Geológico do Brasil (SGB) promoveu, entre 6 e 10 de novembro, o Curso de Capacitação em Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico. Na ocasião, também foram entregues estudos para prevenção de desastres e gestão territorial, realizados no estado em 2023.

A atividade reuniu representantes da capital e dos municípios de Caucaia, Guaiúba, Itaitinga, Itapipoca, Maracanaú, Maranguape, São Gonçalo do Amarante, Uruburetama e Trairi. Também participaram profissionais da Coordenadoria Estadual de Defesas Civis do Ceará (CEDEC-CE), além de representantes da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará (Supesp).

A importância desse treinamento está em primeiramente ampliar a percepção do que é o risco geológico e também em uniformizar os procedimentos de identificação e qualificação das áreas de risco, explicou a pesquisadora em geociências da Residência de Fortaleza do SGB, Juliana Rodrigues. Entre os riscos que podem ocorrer, estão: deslizamentos, movimentos de massa, erosões, quedas ou rolamentos de blocos, além de inundações e enxurradas.

Ao longo do curso, foram compartilhados conceitos fundamentais, relacionados à prevenção de desastres e gestão de riscos, além de terem sido abordados temas como movimentos gravitacionais de massa, processos hídricos e erosivos. A pesquisadora detalha que, durante a semana, foram apresentados os mapeamentos que realizamos em todo o território nacional, na temática prevenção de desastres, com destaque para os trabalhos já realizados no território cearense.

Em 2023, o SGB elaborou Cartografias de Áreas de Riscos e Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundação nos municípios de Granja, Hidrolândia, Jaguaribe, Jaguaruana, Maranguape, Missão Velha, Novo Oriente, Palmácia e Quiterianópollis.

O curso contou ainda com a parte prática de campo, quando os participantes visitaram pontos específicos para aplicar os conhecimentos adquiridos. Essa etapa foi realizada no Morro das Placas e no Rio Manguarapinho, em Fortaleza, e na Praia de Icaraí, em Caucaia.

A atividade ocorreu no Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (IMPARH), em resposta à solicitação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Fortaleza (COPDC), em parceria com a Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura de Fortaleza.

Serviço Geológico do Brasil (SGB)


Compartilhar