Proibição do chatbot na campanha eleitoral afeta políticos com menos recursos, alertam especialistas

Proibição do chatbot na campanha eleitoral afeta políticos com menos recursos, alertam especialistas

13 de abril de 2024 Off Por Ray Santos
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Medida faz parte das resoluções atualizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou normas relacionadas ao uso da inteligência artificial nas campanhas para as eleições municipais de 2024. A alteração é vista como pequena e mal discutida por especialistas da área. 

Um dos pontos que chama a atenção é a proibição do chatbot, ferramenta que permite responder mensagens de forma automática nas redes sociais. A advogada eleitoral, Fernanda Simões Viotto, explica que ele pode ser útil e econômico aos candidatos.

 “Temos que pensar que apesar de termos R$ 5 bilhões na campanha nessas eleições, muitos candidatos não veem a cor do direito público. O chatbot é uma forma de baratear a campanha, as vezes o candidato não tem uma equipe grande e recorre a sua forma de escrever para que o robô possa falar como se ele fosse”. 

O marqueteiro político Marcelo Senise, um dos precursores da IA nas campanhas eleitorais brasileiras, fez proposições de mudanças na regulamentação do TSE sobre o tema, sendo que algumas foram acatadas e outras não. “É uma legislação muito pequena e mal discutida, estou falando isso porque eu contribuí, e muita coisa não temos alcance, tem que debater. O Congresso Nacional não cumpriu com o papel constitucional dele e está correndo da discussão”. 

O especialista explica que se tentou derrubar a restrição do chatbot, mas que a intenção do TSE era proteger os eleitores dos neurobots, que são perfis com inteligência artificial, que se passam por pessoas e fazem interações. “Ninguém entende a figura do neurobot, então chatbot não pode, robô não pode”, ressalta Senise. 

Viotto conclui que, apesar dos benefícios da inteligência artificial no segmento, há a preocupação da ameaça à democracia, tendo em vista a capacidade de manipulação de informações que os recursos tecnológicos são capazes.

Inove Comunicação

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