Projeto Florestinha de Campo Grande encerra a Semana da Água com Educação Ambiental para 500 alunos de quatro escolas de Corumbá
27 de março de 2023Campo Grande, (MS) – O Projeto Florestinha de Campo Grande concluiu hoje (24) os trabalhos de Educação Ambiental realizados em escolas de Corumbá, dentro das comemorações da Semana da Água, executadas pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental em todo o Estado. Dentre a programação, quatro escolas da cidade foram atendidas nesta semana (21 a 24) pelas crianças e adolescentes do Projeto Florestinha da Capital.
Encerrado os trabalhos hoje, foram atendidos 450 alunos de quatro escolas infantis, de 1º ao 5º ano. Foram elas: Escola Barão do Rio Branco, Escola Municipal Dr. Cássio Leite de Barros, Escola Municipal Pedro Paulo Medeiros e Escola Almirante Tamandaré. Os trabalhos realizados em cada escola foram realizados em formado de oficinas didáticas, com as seguintes temáticas:
1. Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos.
2. Visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados e materiais utilizados em crimes ambientais (empalhados), com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres, etc.
3. Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos, etc.
4. Ciclo da Água, com palestras sobre o ciclo, uso sustentável, poluição e escassez dos recursos hídricos.
5. Casa da Energia – Trata-se de uma maquete de uma residência com todos os locais de consumo de energia (lâmpadas, chuveiros, ar condicionado, geladeira, micro-ondas etc.). Com esta oficina é realizada a discussão e informação sobre os tipos de energia e a importância ambiental de se economizar este recurso.
Ao final dos trabalhos com cada turma, as crianças discutem sobre os assuntos tratados nas oficinas e são entregues a elas e aos professores folhetos com os temas ligados ao meio ambiente, para que eles deem continuidade às informações, por meio da Educação Ambiental formal. A ideia é que os alunos entendam que o ambiente é um sistema complexo e interativo, em que qualquer ente afetado, prejudica outros em cadeira, gerando desequilíbrios que vão interferir diretamente na qualidade de vida do ser humano.
PMMS