Projeto Verde Mel amplia proteção de abelhas nativas

Projeto Verde Mel amplia proteção de abelhas nativas

15 de setembro de 2023 Off Por Daniel Suzumura
Compartilhar

●        Projeto tem o objetivo de incentivar o manejo sustentável de abelhas nativas sem ferrão para a polinização da Mata Atlântica e ajudar o desenvolvimento socioeconômico das regiões nas quais atua;

●        Até 2026, serão instalados 50 meliponários entre as cidades de Socorro (SP), Serra Negra (SP), Munhoz (MG), Monte Sião (MG) e Bueno Brandão (MG)

MOGI GUAÇU – 15 de setembro do ano 2023 – O Projeto Verde Mel inicia sua segunda fase com a meta de instalar 50 meliponários até 2026. O projeto, uma parceria entre a Sylvamo (NYSE: SLVM), Instituto Atá, Reenvolver e Associação Ambientalista Copaíba, promove o manejo sustentável, ampliando a população de abelhas nativas sem ferrão, além de difundir o conhecimento sobre as abelhas nativas e a importância da conservação dos polinizadores.

Até o final de 2022, o Projeto multiplicou 180 colônias de abelhas nativas, capacitou 45 produtores rurais para receber as abelhas e instalou 12 meliponários em propriedades nas cidades em que atua em São Paulo e Minas Gerais. O projeto Verde Mel estimula a meliponicultura, uma forma sustentável de cuidar das abelhas nativas sem ferrão, que ajuda a regenerar florestas, aumentar a biodiversidade e polinizar culturas. Também ajuda a destacar o mel e outros produtos brasileiros essenciais.

Como resultado do Projeto Verde Mel, será lançado, em setembro, o livro “Produtos das abelhas nativas: características, técnicas e aplicações”. De autoria dos pesquisadores Fábio Menna, Marcelo de Podestá e Jerônimo Villas-Bôas, a publicação traz resultados inéditos de pesquisas coordenadas pelo Projeto Verde Mel, entre janeiro de 2021 e novembro de 2022, que desvendaram informações sobre a fermentação do mel – processo pouco conhecido pela ciência -, sobre a composição nutricional e sobre técnicas de beneficiamento, ampliando os horizontes de aplicação dos produtos. A iniciativa contou ainda com a participação de parceiros como o Senai-SP, a Unifesp e o Centro de Nutrição Funcional VP.

Esse livro é o segundo lançamento do projeto e complementa a publicação lançada em 2022, “67 receitas com mel de abelhas nativas”, com o objetivo de difundir conhecimento sobre as abelhas nativas e sua conservação e sobre a aplicação de seus produtos no dia a dia dos brasileiros. Ao longo de 144 páginas, os autores compartilharam receitas elaboradas com mel e pólen de 18 espécies de abelhas nativas.

Sobre a Sylvamo

A Sylvamo (NYSE: SLVM) é a Empresa de Papel do Mundo com fábricas na Europa, América Latina e América do Norte. Nossa visão é ser o empregador, fornecedor e investimento preferido. Transformamos recursos renováveis em papéis dos quais as pessoas dependem para educação, comunicação e entretenimento. Com sede em Memphis, Tennessee, empregamos mais de 6.500 profissionais. As vendas líquidas para 2022 foram de US$ 3,6 bilhões. Para mais informações, visite o site.

Sobre o Instituto Atá

Organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem como missão valorizar a biodiversidade do Brasil, seus ingredientes, produtores, produtoras e respectivos territórios produtivos.

Sobre a Associação Ambientalista Copaíba

Organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, sediada no município de Socorro, interior do estado de São Paulo. Atua na região leste de SP e sul de MG por meio de ações integradas na área ambiental, como restauração ecológica, educação ambiental, produção de mudas nativas e articulação de políticas públicas ambientalistas.

Sobre a Reenvolver

Empresa de atuação social cuja missão é fortalecer cadeias de valor de produtos da sociobiodiversidade brasileira. Apoia iniciativas de meliponicultura de base comunitária em diversas regiões do País.

FSB Com,.


Compartilhar