Prova inédita de eficiência alimentar em fêmeas terá resultados divulgados nesta sexta-feira (25/10)
23 de outubro de 2024A Associação Brasileira de Brangus (ABB), em parceria com a Central Bela Vista, divulgará, nesta sexta-feira (25/10), o resultado da primeira prova de eficiência alimentar em fêmeas da raça Brangus. O teste, que visa selecionar os exemplares que comem menos e produzem mais através da avaliação de seu Consumo Alimentar Residual (CAR, kg MS/dia), teve duração de 77 dias e contou com a participação de 41 animais, de nove criatórios do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul, do Paraná, de Minas Gerais, de São Paulo e de Goiás. O anúncio dos grupos de elite, superior e regular será realizado a partir das 8h no Centro Tecnológico da Central Bela Vista, em Botucatu (SP).
Coordenadora de projetos técnicos da ABB, Ândrea Plotzki Reis, afirma que animais testados para eficiência alimentar oferecem aos selecionadores uma ferramenta essencial na escolha da próxima geração, com foco tanto no desempenho quanto na sustentabilidade, seja ela econômica ou produtiva. “Sabemos que o material genético dos produtos é composto 50% pela mãe e 50% pelo pai. Assim, a prova de eficiência em fêmeas, aliada ao uso de reprodutores também testados para essa característica e equilibrados em relação aos demais atributos desejáveis, maximiza o ganho genético em múltiplas frentes. Esse cruzamento de informações permite acasalamentos cada vez mais precisos e alinhados com as metas do selecionador, aumentando o potencial do plantel para futuras gerações”, acrescenta.
Segundo o supervisor de produção e pesquisa da Central Bela Vista, Matheus Henrique Vargas de Oliveira, a raça, durante a prova, demonstrou bastante expressão nas características econômicas, ou seja, aquelas que trazem rentabilidade para o produtor rural. “São características de eficiência alimentar, de carcaça – mensuradas por ultrassonografia – e também de morfologia. Atributos que fazem com que os animais da primeira prova Top Brangus Fêmeas contribuam em qualquer progresso genético realizado em propriedades rurais. A Brangus é uma raça que pode ser muito bem utilizada no cruzamento industrial ou até mesmo por criadores de núcleos puros”.
Programação
8h – Abertura
8h30min – Apresentação da prova
9h – Apresentação dos animais e resultados
12h – Encerramento
Jardine Comunicação