Qualidade de ensino 

Qualidade de ensino 

17 de julho de 2024 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Senador Nelsinho Trad conquista inclusão de ioga nas Escolas Públicas de MS

Governo do Estado publicou, nesta quarta-feira, processo de seleção de professores que vão dar aulas a partir de agosto; atividade contribuiu para melhorias nos resultados em aprovação 

O senador Nelsinho Trad (PSD/MS), presidente do Grupo Parlamentar Brasil Índia, alcançou uma conquista significativa para a educação em Mato Grosso do Sul: a inclusão da prática de ioga nos currículos das escolas estaduais.

O Governo do Estado publicou nesta quarta-feira (17) um edital para a seleção de professores que vão iniciar as aulas em agosto.

Após experiência comprovada de que alunos submetidos à prática tiveram melhores resultados em aprovação, em dezembro do ano passado, o parlamentar solicitou ao secretário de Estado da Educação de MS, Hélio Daher, a inserção da atividade na grade curricular.

“É uma excelente notícia para a qualidade de aprendizado dos estudantes porque ioga contribui para a concentração e saúde mental”, comentou o senador, que também é médico.  

Em contato com o embaixador da Índia no Brasil, Suresh K. Reddy, o senador Nelsinho Trad tomou conhecimento de que cada vez mais essa prática tem sido difundida em escolas pelo mundo, com técnicas para desenvolver a concentração e o equilíbrio emocional.

“É uma prática muito útil para crianças e adolescentes, principalmente nos períodos em que estão submetidos a grande estresse e ansiedade. Belíssima conquista para os estudantes de MS, parabéns ao governador Riedel, ao secretário Hélio e ao secretário de Esportes Marcelo Miranda, envolvidos nesse projeto”, explicou o senador Nelsinho Trad. 

Edital 

Professores interessados em participar da seleção precisam se inscrever até sexta-feira (19), na Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), localizado na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, andar térreo, Centro, em Campo Grande.

O envelope deve conter os formulários de inscrição e proposta técnica, além de cópias autenticadas da documentação comprobatória, como cédula de identidade, diploma de licenciatura, comprovantes de formação e experiência em ioga, além de vínculo com a Associação de Professores de Ioga.

Para participar do processo seletivo, os candidatos devem ter graduação em licenciatura em qualquer área, formação em ioga com carga horária mínima de 200 horas, experiência como instrutor de ioga por pelo menos um ano e ser associado à Associação de Professores de Ioga.

Os interessados devem ser entregues, pessoalmente, em envelope lacrado identificado como “PROCESSO SELETIVO AULAS DE IOGA”.

Cronograma do processo seletivo

•     17 de julho: publicação do edital e início das inscrições.

•     19 de julho: encerramento das inscrições.

•     19 a 23 de julho: período para análise das inscrições pela comissão técnica.

•     24 de julho: publicação dos resultados preliminares.

•     25 a 29 de julho: período recursal.

•     30 de julho: publicação dos resultados finais e encaminhamento dos selecionados às escolas.

•     1 de agosto: início das aulas de ioga.

Análise e avaliação

A seleção será feita em fase única, por meio de análise curricular e da proposta técnica dos candidatos. A comissão técnica avaliará a documentação submetida conforme os critérios estabelecidos no edital, verificando a qualificação e a capacidade técnica dos candidatos. Os critérios de desempate incluem a maior quantidade de horas de experiência na modalidade e a maior idade do candidato.

Convocação e documentação

Os candidatos aprovados serão convocados como professores com carga horária de 10 horas semanais. A convocação será realizada por meio do sistema Papel Zero, conforme as orientações da Resolução SED/MS nº 4.276 de 31 de janeiro de 2024. A documentação necessária para a convocação deve ser providenciada pelo candidato e pela direção escolar.

Serviço

Para mais informações, entrar em contato com o Núcleo de Esporte da Setesc pelos telefones (67) 3323-7109 ou 3316-9179.

Neiba Yukime Ota Marinho

Fotos: Divulgação


Compartilhar