‘Radar’ aponta queda gradativa no tempo médio de permanência do paciente no HRMS

‘Radar’ aponta queda gradativa no tempo médio de permanência do paciente no HRMS

20 de outubro de 2023 Off Por Ray Santos
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Saúde nrodrigues 20/outubro/2023 5:15 am Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) realizou na manhã desta quinta-feira (19) mais uma edição da Reunião de Apresentação, Discussão e Análise de Resultados (Radar) com a presença de representantes de diversos setores e a diretoria da unidade hospitalar para apresentação e análise de indicadores.

Um dos destaques da reunião foi a constatação de uma queda gradual no tempo médio de permanência dos pacientes no hospital ao longo do terceiro trimestre deste ano. Em setembro, o tempo médio de permanência dos pacientes no HRMS registrou 7,3 dias, em comparação com uma média de 7,9 dias em julho e 7,5 dias em agosto.

Os dados levantados pelo Núcleo Interno de Regulação indicam uma tendência de queda em relação à meta estabelecida, que é de 6,44 dias. Esta melhoria no tempo de permanência tem um impacto direto na otimização da rotatividade de leitos, proporcionando uma assistência mais ágil e eficiente aos pacientes.

A queda no tempo de permanência dos pacientes é resultado direto de ações estratégicas adotadas pelo hospital, incluindo aprimoramentos na gestão de alta hospitalar e leitos de retaguarda, além da manutenção do Plano de Contingência de Pacientes (PCP).

Um dos setores que tem acompanhado essa notável redução no tempo de permanência é a Cardiologia. Em julho, a média de tempo de permanência nesse setor foi de 6,1 dias, que diminuiu para 5,4 em agosto e finalmente alcançou a média esperada de 5 dias em setembro, registrando uma média de 4,9 dias. Isso é um claro indicativo do compromisso do HRMS com a melhoria contínua na prestação de serviços de saúde, conforme pontuou a diretora-presidente do HRMS, Marielle Corrêa Esgalha.

“Essa conquista é um reflexo do esforço conjunto de toda a equipe e reforça o compromisso do HRMS em proporcionar atendimento de qualidade e melhorar a experiência dos pacientes. O HRMS continua empenhado em aprimorar seus serviços e manter a excelência no cuidado com a saúde da comunidade. A reunião do RADAR reforçou a determinação do hospital em buscar constantemente maneiras de aprimorar o atendimento e cumprir sua missão de servir à população com qualidade e eficiência”, afirmou.

Radar

Mensalmente, o HRMS reúne gestores de diversos setores para análise de indicadores usando a ferramenta Radar. O objetivo é monitorar de ações e resultados com base nos indicadores apresentar os resultados das unidades de produção, otimizar a comunicação entre os setores envolvidos no processo e proporcionar maior engajamento entre os gestores e alta gestão, além de acompanhar os processos através de “SQUAD’s” (formação de grupos para avaliação e resolução de problemas).

A diretora de Ensino, Pesquisa e Qualidade Institucional do HRMS, Roberta Alves Higa, destaca que a ferramenta é um instrumento crucial para melhorar a qualidade do atendimento ao paciente.

“Essa é uma nova estratégia que estamos utilizando para otimizar a produtividade do hospital, evitar perdas e melhorar a qualidade do atendimento ao paciente. Estamos adaptando a ferramenta conforme as reuniões estão acontecendo. A proposta é que no próximo ‘RADAR’ sejam apresentadas resoluções dos SQUAD’s estabelecidos nas primeiras reuniões”, concluiu.

Joilson Francelino, Comunicação HRMS
Foto de destaque: Saul Schramm


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