Rede Ebserh já convocou mais de 11 mil candidatos em menos de um ano
20 de dezembro de 2024Profissionais estão atuando nas áreas médica, assistencial e administrativa das unidades da estatal
Brasília (DF) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, já convocou 11.397 profissionais aprovados no concurso vigente, 16 vezes mais do que as 695 vagas previstas inicialmente.
Novas convocações seguirão ocorrendo até o prazo de 1º de março de 2025. Mais de 6 mil aprovados foram contratados, tanto aqueles aprovados em vagas definidas em edital, como aqueles classificados em cadastro reserva; aproximadamente nove vezes mais do que as vagas ofertadas.
Dado o volume de convocações e contratações já realizadas, o atual certame apresenta diversos cargos com cadastro reserva esgotado em todos os hospitais da rede.
“A situação reforça a necessidade de realização de novo concurso. É fundamental garantirmos a não interrupção e a continuidade dos serviços assistenciais, de ensino e de pesquisa. A falta de cadastro reserva inviabiliza a reposição tempestiva de determinadas categorias profissionais e ampliações de serviços”, destacou a Diretora de Gestão de Pessoas da Ebserh, Luciana de Gouvêa Viana.
Um novo certame será realizado, com previsão de 541 vagas para nível médio, técnico e superior.
Na área assistencial, serão disponibilizadas 330 vagas; já na médica, serão 198 vagas; e na administrativa, 13.
Todas distribuídas nas 45 unidades hospitalares e na sede da Ebserh, com salários de R$ 2.707,15 a R$ 12.911,35.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.