Refinador InfibraFiner da Voith recebe medalha de prata no prêmio internacional de design Focus Open 2022 do estado de Baden-Württemberg

5 de setembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

·         Novo refinador InfibraFiner alia design industrial premiado a máxima eficiência energética, facilidade de uso e segurança de operação

·         Critérios da premiação focaram estética, inovação e viabilidade da solução

·         Conceito de projeto do InfibraFiner é baseado no estudo de design “Papermaking Vision”, apresentado pela Voith no ano passado

HEIDENHEIM, (Alemanha) – Especialistas em design concederam ao novo refinador InfibraFiner da Voith a medalha de prata no Focus Open 2022, um prêmio internacional de design promovido pelo Centro de Design do estado alemão de Baden-Württemberg. O InfibraFiner representa a última geração de refinadores da Voith, e integra sua bem-sucedida família de produtos BlueLine. Os principais quesitos avaliados pelo comitê do prêmio foram design, inovação e viabilidade da solução – além do valor que o produto agrega para os clientes. Adrian Honig, gerente de produto para Refinadores/Desfloculadores da Voith Paper, afirma:

“Desenvolvemos um conceito de refinador completamente novo que se destaca por seu design e desempenho. Durante o desenvolvimento, focamos os mais altos padrões de qualidade. Em linha com o nosso conceito de design “Papermaking Vision”, priorizamos uma aparência atraente e interfaces de usuário intuitivas para criar um design ‘clean’. Estamos entusiasmados por termos conquistado, junto com a agência de design defortec, o prêmio internacional de design Focus Open do estado de Baden-Württemberg.”

No ano passado, a Voith lançou seu visionário estudo de design “Papermaking Vision”. Esse conceito integrado concilia todos os aspectos da fabricação de papel para simplificar a manutenção e operação dos equipamentos, reduzindo as interfaces graças à sua maior interconexão em rede e aumentando ainda mais sua eficiência, segurança e sustentabilidade. Muito mais do que oferecer uma aparência uniforme, um design atraente favorece a funcionalidade do produto.

Interface de usuário simples, manutenção eficiente e segurança operacional

Comparado aos refinadores convencionais, o premiado InfibraFiner oferece uma capacidade até 28% superior e foi projetado para consumir o mínimo de energia. Com estruturas claras, superfícies de alta qualidade e materiais modernos, o novo design combina aparência moderna com múltiplas vantagens tecnológicas, proporcionando um processo de refino mais estável e de alta eficiência energética. Para simplificar a interface de usuário do InfibraFiner, os especialistas da Voith desenvolveram os SmartLights, indicadores com luzes de três cores montados na tampa do refinador. Os SmartLights indicam continuamente o desempenho, o status de operação e as necessidades de manutenção da máquina, o que permite uma rápida avaliação pela equipe de fábrica.

Para isso, o sistema de controle do refinador registra e analisa diversos parâmetros como temperatura, pressão e perfil de vibração da máquina. Alternativamente, a equipe também pode verificar todas as informações relevantes do InfibraFiner na sala de controle da operação ou em um monitor local. Dessa forma, o pessoal de operação pode intervir rapidamente em caso de mau funcionamento. Outro objetivo no desenvolvimento do InfibraFiner foi a maior segurança operacional e a facilidade de manutenção proporcionadas por seu design compacto. Suas superfícies externas lisas também garantem uma limpeza fácil. Todo o cabeamento e os componentes eletrônicos da máquina estão centralizados e protegidos no painel de controle especialmente projetado do InfibraFiner. Por fim, a caixa redutora integrada não só tornou o sistema mais compacto, mas também facilitou a sua manutenção.

Adrian Honig resume a inovação: “Com o InfibraFiner, alcançamos mais um marco da nossa Papermaking Vision e acrescentamos um novo equipamento de ponta à nossa família de produtos BlueLine. Embora ainda esteja em fase de testes, o InfibraFiner será lançado no mercado global brevemente.”

Sobre o prêmio internacional de design Focus Open do estado de Baden-Württemberg

Em tempos de mercados saturados, o bom design assume uma importância crescente. Assim, o design está sendo usado como impulsionador da inovação em muitos setores. Sob o lema “Da prática e para a prática”, há muitos anos o Baden-Württemberg Design Center promove o diálogo entre a indústria e o design. Uma ocasião especial para esse diálogo é o prêmio internacional de design Focus Open do estado de Baden-Württemberg.

Novo refinador InfibraFiner alia design industrial premiado a máxima eficiência energética, facilidade de uso e segurança de operação.

O InfibraFiner é baseado no visionário estudo de design “Papermaking Vision” da Voith, que busca simplificar a manutenção e operação dos equipamentos, reduzindo as interfaces graças à sua maior interconexão em rede e aumentando ainda mais sua eficiência, segurança e sustentabilidade.

Sobre o Grupo Voith

O Grupo Voith é uma empresa de tecnologia com atuação global. Com seu amplo portfólio de sistemas, produtos, serviços e aplicações digitais, a Voith estabelece padrões nos mercados de energia, petróleo e gás, papel, matérias-primas, e transporte e automotivo. Fundada em 1867, a empresa atualmente tem mais de 20.000 colaboradores, gera € 4,2 bilhões em vendas e opera filiais em mais de 60 países no mundo inteiro, o que a coloca entre as grandes empresas familiares da Europa.

A Divisão do Grupo Voith Paper integra o Grupo Voith. Como fornecedor completo para a indústria papeleira, oferece a mais ampla gama de tecnologias, serviços e produtos ao mercado, fornecendo aos fabricantes de papel soluções holísticas a partir de uma única fonte. O fluxo contínuo de inovações da empresa possibilita uma produção que conserva recursos e ajuda os clientes a minimizar sua pegada de carbono. Com os produtos de automação e as soluções de digitalização líderes de mercado do portfólio Papermaking 4.0, a Voith oferece aos seus clientes tecnologias digitais de ponta para aumentar a disponibilidade e eficiência de fábricas em todas as etapas do processo produtivo.

LVBA Comunicação


Compartilhar