Região Centro-Oeste: busca por crédito fecha 2023 com queda em todas as UFs, revela Serasa Experian
4 de fevereiro de 2024 Off Por Ray SantosFoto: Ilustrativa
Visão nacional indica que ano encerrou com retração de -9,1% na demanda por recursos financeiros
São Paulo, 01 de fevereiro de 2024 – O fechamento anual do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian do acumulado de 2023 indicou que houve queda em todos os estados do Centro-Oeste do país.
A menor retração ficou com Goiás (-9,3%) e, Distrito Federal, com a maior (-17,7%). Veja, no gráfico abaixo, o levantamento de todas as Unidades Federativas (UFs) da região:
Na visão nacional, a queda foi de 9,1% no acumulado do ano na busca por recursos financeiros, o menor percentual já registrado desde o início da série histórica. Confira, no gráfico abaixo, os dados ano a ano:
“Após 2022, este é o segundo ano seguido de retração. Os “culpados” por afastarem os brasileiros do mercado de crédito em 2023 foram as taxas pouco atrativas, impactadas pela alta da Selic, além da inadimplência elevada “, comenta o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
Na análise por renda pessoal mensal do indicador, foram os brasileiros que recebem até R$ 500 que apresentaram a queda mais expressiva (-11,4%) e, aqueles ganham mais de R$ 10 mil por mês, a menor (7,1%).
Confira abaixo os dados completos:
Queda na busca do consumidor por crédito em todas as Unidades FederativasAinda segundo o indicador, todas as regiões registraram queda na busca por recursos financeiros no acumulado de 2023, com destaque para o Distrito Federal (17,7%), o Amapá (-17,5%) e o Rio de Janeiro (-17,0%).
Apenas Santa Catarina ficou abaixo dos 3% de retração. Veja os dados de todas as Unidades Federativas (UFs) a seguir:
Mais informações disponíveis no site oficial da Serasa Experian.
Metodologia do indicador
O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian.
A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100).
O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.
Você também lê esta notícia no site:https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude.
Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres.
Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos.
É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW.
Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação.
Nos grandes momentos da vida – desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança.
Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.
Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.
Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.
Equipe de Relações com a ImprensaBruna Leone Romancini | (11) 96688-8007 | bruna.romancini@br.experian.comMaria Sossmeier | (11) 3066 7777 | maria.sossmeier@edelman.comMillena Tomaz de Araujo | (11) 3066 7777 | millena.araujo@edelman.comVictoria Bernardes | (11) 3066 7777 / (11) 97556-5011 | victoria.bernardes@edelman.comViviane Garcia | (11) 97017-7591 | viviane.garcia@br.experian.com