Repetição de ciclos: psicólogo explica como contexto familiar influencia comportamento das pessoas
11 de julho de 2022“Nós repetimos ciclos de forma inconsciente” é o que afirmou o psicólogo Romanni Souza se referindo a como o contexto familiar e/ou comportamento dos pais influenciam o comportamento dos filhos. O profissional de saúde começa relembrando o caso do bilionário mundialmente conhecido, Elon Musk. Recentemente, repercutiu nas redes sociais que a filha do empresário recorreu à Justiça dos Estados Unidos para mudar seu nome e retirar o sobrenome do pai, dono da Tesla e SpaceX.
Vivian Jenna Wilson, como ela deseja ser identificada, é uma mulher trans. O pedido de mudança do nome foi registrado no Condado de Los Angeles, na Califórnia, um dia após a jovem completar 18 anos, em 18 de abril.
Nos documentos enviados à Justiça, divulgados pela imprensa norte-americana, ela listou dois motivos para a mudança: “identidade de gênero e o fato de eu não viver ou desejar estar relacionada com meu pai biológico de qualquer forma”.
Diante disso, Romanni relembrou que Elon Musk teve um relacionamento conturbado com o pai, onde viu sua mãe sofrer abusos de um pai “endinheirado” e arrogante.
“Quando criança Elon chorava ao ver sua mãe sendo espancada enquanto ele tentava impedir o pai de bater nela, sem a menor chance ainda antes dos cinco anos de idade. Os abusos continuaram até Elon e os irmãos verem a mãe se divorciar. Um pai o qual Elon Musk se distanciou ainda mais depois de saber que anos mais tarde seu pai teve um outro filho com uma enteada 42 anos mais nova”, afirmou.
Ainda conforme o psicólogo, o pai de Elon diz que Elon Musk só se tornou quem se tornou por ter um pai “rígido” que o fez desenvolver seu senso de ambição.
“Talvez Elon por muito tempo quis provar ao pai “endinheirado” que ele também poderia ser poderoso e construir coisas… Mas por outro lado, sem realmente resolver o que acontecia por dentro, Elon também se divorcia, e apresenta ter conflitos mal resolvidos com a filha de seu primeiro casamento. E assim como já fez com o pai, Elon também é rejeitado, mas dessa vez quem faz o papel de pai é o próprio Elon.”
O profissional afirma que a história deve servir de exemplo para nossa própria vida e o quanto repetimos comportamentos e podemos até viver em ciclos viciosos.
“Agora pense em você. Na sua história. Quantas vezes você já não pensou que nunca iria fazer como seus pais, e quando se dá conta, se pega tendo certos comportamentos e repetindo algum ciclo de maneira inconsciente?”, questionou.
“Quantas vezes nós, através do nosso inconsciente, repetimos ciclos que os pais fizeram com a gente durante a nossa infância. Não podemos desconsiderar, também, o quanto os nossos pais buscam dar o melhor deles de acordo com o que eles receberam. Às vezes, eles nos dão muito mais do que eles receberam. Mesmo assim, sem perceber, passamos a vida culpando nossos pais dizendo que eles não fizeram o que a gente esperava ou que eles deveriam ter feito de outra forma, sem perceber alguns desses padrões acabam sendo passado pros filhos nesse loop, até que a pessoa de fato se conheça mais”, finalizou.
Sobre Romanni Souza
Romanni Souza é formado em Psicologia, pós-graduado em Neurociência e treinador oficial do Instituto Romanni, criador da metodologia de Hipnose Transformacional. Apresentou-se na Universidade de Harvard em 2019. O psicólogo tem mais de 30.000 alunos, e é fundador da maior plataforma de hipnoterapia do mundo com mais de 3.700 membros.
MF Press Global